A onda da “pororoca” do Rio Tramandaí, entre Tramandaí e Imbé, virou atração na tarde desta terça-feira no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Surfistas, mesmo sob frio intenso, aproveitaram para pegar a onda e foram acompanhados por moradores e cinegrafistas que testemunharam a cena inusitada. A cena foi registrada pelo cinegrafista especialistas em surfe Gabriel Gomes.
O fenômeno da onda entrando no Rio Tramandaí não chega a ser recorrente entre Imbé e Tramandaí, mas é normal. É preciso que o mar esteja alto ou de ressaca, como é o caso desta terça-feira de mar ressacado no Litoral Norte gaúcho.
A onda não tem muita força a ponto de causar estragos, mas já garante surfar no rio. Os praticantes dos esportes dos balneários, que já conhecem o fenômeno, não hesitaram em aproveitar com suas pranchas o fenômeno.
Uma forte ressaca atingiu hoje diversas praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O mar avançou sobre a faixa de areia e chega até os cômoros. Em algumas praias, as águas até superaram a faixa de areia e atingiram a avenida beira-mar.
A ressaca é consequência de um ciclone extratropical que se formou no Atlântico Sul, a Leste da Argentina, a partir de uma área de baixa pressão que se aprofundou muito entre o domingo e a segunda-feira.
O swell (ondulação) chegou ao litoral do Sudeste do Brasil. Em São Paulo, operações foram suspensas no porto de Santos. No Rio de Janeiro, homem morreu ao ser arrastado por uma onda na praia do Leme.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.