Uma inusitada situação ocorreu no começo desta segunda-feira. Em determinado momento da madrugada de hoje, a temperatura em algumas estações do Sul do Brasil, onde se vive o verão meteorológico (dezembro a fevereiro) era mais baixa que na capital da Groenlândia, um dos lugares mais frios do planeta e onde, por óbvio, vive-se neste momento o inverno meteorológico.
Então, às 7Z (4h em Brasília), a estação meteorológica de Nuuk (BUFR) registrava temperatura de 11,4ºC. No mesmo horário, São Joaquim (SC) tinha temperatura menor que a da capital da Groenlândia com 11,3ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade do Planalto Sul. Estações do Ciram em Bom Jardim da Serra e Urupema às 4h acusavam marcas abaixo de 10ºC e, portanto, também inferiores a de Nuuk.
Colombo (PR), na Grande Curitiba, tinha às 4h uma temperatura de 11,9ºC, quase a mesma da cidade do Norte do planeta. O mesmo ocorria com São José dos Ausentes (RS), nos Campos de Cima da Serra, que anotava 12,0ºC.
O que há de fora do lugar não é a temperatura baixa em algumas cidades do Sul do Brasil, mas a temperatura alta em plena madrugada em Nuuk. No Sul do Brasil, o ar estava muito seco e mesmo com uma massa de ar quente atuando na região, o tempo aberto e a atmosfera seca favorecem intenso resfriamento noturno e as mínimas baixas.
Tanto que o mesmo ar seco foi o que proporcionou rápido aquecimento de manhã e calor à tarde. Tal condição não foge muito ao que ocorre em dezembro quase todos os anos.
Na Groenlândia, ao contrário, os 11,4ºC de Nuuk foram incomuns. Os mapas de anomalia de temperatura mostraram que a temperatura hoje estava entre 10ºC e 20ºC acima do normal na região autônoma do reino da Dinamarca.
Em várias estações da Groenlândia, a temperatura não baixou de 6ºC durante a madrugada desta segunda-feira. Muitos pontos de medição meteorológica amanheceram em plena segunda quinzena de dezembro e na semana do Natal com mais de 8ºC. São marcas mínimas, via de regra, que ocorrem no verão da região e não em dezembro.
Foram registros tão altos cedo nesta segunda no território dinamarquês a ponto de as mínimas hoje na Groenlândia terem se situado no mesmo patamar das observadas em estações da área do Mediterrâneo, no Sul da Europa, como destacou o observador de extremos meteorológicos Maximiliano Herrera.