O Sul do Brasil é a região do planeta no Hemisfério Sul em que a temperatura está mais abaixo do normal nesta sexta-feira, exceção de parte da Antártida. Consequência do ar polar de forte intensidade que ingressou ontem na região, impulsionado por áreas de baixa pressão no Atlântico.

Tanto a África do Sul como a Austrália e a Nova Zelândia apresentam majoritariamente temperatura acima da média assim como a maior parte da América do Sul. O fato de o Sul do Brasil no momento ser a área do hemisfério fora da Antártida com temperatura mais abaixo do normal não é algo incomum de se observar e ocorre quando há incursão de ar muito frio durante os meses de inverno.


Tempo, contudo, não é clima e o fato não pode ser interpretado como uma evidência de que não existe aquecimento global. O planeta permanentemente possui áreas em que a temperatura está pouco ou muito acima ou abaixo da média, mas, no geral, a Terra está mais quente do que o normal hoje e nos últimos meses. O aquecimento é maior no Hemisfério Norte com maior número de regiões com temperatura muito acima da média histórica.