Anúncios

Esse junho está fadado a terminar como mais um mês de temperatura acima da média em grande parte ou todo o Rio Grande do Sul. E o que vai ocorrer na próxima semana vai ser determinante. Ontem, a temperatura já chegou a 27ºC nos vales. Agora, no fim de semana, um pulso de ar polar tangencia a Metade Sul gaúcha entre hoje e amanhã. Só que ar mais quente retorna no começo da semana ao Rio Grande do Sul. Isso porque se espera que se estabeleça um padrão de bloqueio atmosférico.

Com isso, grande massa de ar seco vai cobrir extensa área do Brasil e avançará até o Sul do Brasil. Com isso, frentes frias não conseguirão avançar pelo Sul do Brasil. A instabilidade, assim, deve se concentrar sobre o Uruguai e atingir parte do Rio Grande do Sul, notadamente o Oeste e o Sul. O Sul do país, assim, terá predomínio de tempo seco e com temperatura elevada por vários dias seguidos.



O mapa acima mostra a projeção de anomalia de temperatura do modelo canadense pra metade da semana que vem e são observadas marcas acima a muito acima da média. Em síntese, o Sul e parte do Oeste semana que vem devem ter alguns períodos de chuva enquanto a Metade Norte gaúcha tende a ter o predomínio de tempo firme com temperatura alta e tardes até de calor em pleno junho. Santa Catarina e Paraná, então, terão tempo ainda mais seco e igualmente marcas acima do normal.  

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios