Anúncios

Mínima oficial pelo Instituto Nacional de Meteorologia em São Joaquim (SC) hoje não baixou de 11°C positivos, mas houve congelamento em pontos da cidade pela temperatura abaixo de zero nas baixadas | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Diferenças absurdamente grandes de temperatura dentro de uma mesma localidade marcaram o começo desta quinta-feira em estados do Sul do Brasil, consequência do ingresso de ar mais quente em altitude e da atmosfera extremamente seca com céu claro e vento calmo que favoreceu resfriamento muito acentuado em baixadas. Os microclimas rurais e urbanos, conforme a altitude, foram por demais exacerbados.

Com isso, as mínimas dentro de uma mesma localidade variaram enormemente entre estações de topo – que foram as influenciadas por ar mais quente ingressando em altitude – e as de baixada – sujeitas ao intenso resfriamento noturno com a atmosfera por demais seca e ausência de nuvens e vento.


Campos de Cima da Serra

Em São José dos Ausentes, por exemplo, a temperatura mínima nesta quinta na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, que fica sobre um morro, não baixou de 9,9ºC. Já três estações automáticas particulares em diferentes pontos de Ausentes, instaladas em baixadas e em altitudes menores do município, indicaram mínimas de 3,1ºC abaixo de zero a 4,3ºC negativos. A diferença entre as mínimas do Inmet e de estações particulares em outros pontos superou, portanto, 14ºC dentro do mesmo município. A umidade relativa do ar medida na estação do Inmet em São José dos Ausentes às sete da manhã era de apenas 19%, baixíssima para o horário.

Em São Francisco de Paula, outro exemplo da brutal variação de temperatura de hoje cedo entre os microclimas dentro de um mesmo município. A temperatura mínima na estação meteorológica particular no Café Tainhas, na rodovia que leva para Cambará do Sul, foi de 2,2ºC abaixo de zero. Já no sítio Água da Rainha, em local mais alto, perto da área urbana de São Francisco de Paula, a temperatura na madrugada de hoje não baixou de 12,1ºC positivos. Uma diferença de 14ºC nas mínimas dentro do mesmo município.

Serra Gaúcha

Em Canela, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia que fica no aeroporto local e um ponto mais alto, a mínima foi ainda ontem à noite com 5,8ºC porque ao longo da madrugada de hoje a temperatura esteve subindo e às sete da manhã fazia 8,8ºC. Por outro lado, na estação situada junto ao Parque Estadual do Caracol, em uma baixada, a mínima foi de 2,1ºC abaixo de zero às 7h24. Marca quase 11ºC abaixo do que era anotado no mesmo horário pela estação do Inmet dentro do mesmo município.

Planalto Médio

A mínima desta quinta em Soledade na estação do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 8,3ºC. É uma estação situada em ponto alto do município, na área do aeroporto local. Já estações automáticas particulares, que medem microclima de baixada, indicaram mínimas tão baixas como 1,8ºC abaixo de zero e 0,1ºC negativo, logo até mais de 10ºC inferiores a do órgão federaL.

Planalto Sul Catarinense

Em Santa Catarina, a temperatura mínima de hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São Joaquim foi de 11,4ºC, ainda no final da quarta (dia meteorológico em temperatura é entre 21h e 21h). Ao amanhecer, às 7h, a temperatura na estação era de 13,1ºC após ter se mantido entre 12ºC e 13ºC durante quase toda a madrugada. Só que na mesma hora eram registradas marcas muitíssimo menores na mesma cidade de São Joaquim como, por exemplo, 1,8ºC negativo na estação da Epagri-Ciram no distrito de Santa Isabel, mínima mais de 13ºC inferior à estação do Inmet. São Joaquim amanheceu com umidade ao redor de 20%. No Morro da Igreja, a 1.800 metros de altitude, a umidade do ar caiu a 14% no meio da madrugada.

Entenda os microclimas de baixada

Em noites de céu claro ou de escassa nebulosidade, vento calmo, alta pressão atmosférica e perfil seco da atmosfera se opera um forte resfriamento noturno.


O ar frio que é mais denso e pesado tende a escoar para pontos mais baixos, o que faz com que as baixadas acabem registrando as menores mínimas e a ocorrência de geada mais forte, não raro com congelamento.

Estes microclimas ficam ainda mais evidentes quando as ondas de frio se aproximam do fim e ar mais quente começa a ingressar em altitude, como foi o caso das últimas horas.

Anúncios