Um mês pro começo astronômico do verão. Já dentro do que se convencionou chamar de verão climático. E nada de deixar de fazer frio no Rio Grande do Sul. A madrugada deste domingo foi muito fria pra segunda metade de novembro em muitas cidades gaúchas, o que foi garantido por uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica que trouxe um belíssimo domingo. Na fronteira com o Uruguai, as mínimas foram de 4,2ºC em Quaraí, 4,6ºC em Livramento e 4,9ºC em Herval. Bagé anotou 5,2ºC e em Pelotas fez 7,7ºC.

Veio do Sul a menor mínima do domingo no Rio Grande do Sul. Em Pinheiro Machado, na Serra dos Sudeste, estação automática particular indicou 1,9ºC. No Oeste, Alegrete desceu a 7,3ºC. Mais para o Centro do Estado, mínimas de 8,5ºC em São Gabriel e 8,8ºC em Santa Maria. Na Metade Norte, grande parte dos municípios anotou menos que 10ºC. Destaque para a mínima de Soledade de somente 3,6ºC. Fez muito frio também em estações de baixadas do Noroeste do Estado a ponto de se ter registrado 6,4ºC em Santa Rosa.

O amanhecer desta segunda-feira voltará a ter temperatura baixa para a época do ano. O mapa mostra o desvio da temperatura em relação à média nas horas do amanhecer desta segunda, conforme a projeção do modelo GFS que está disponível na seção de mapas do site. E na terça-feira uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul com chuva e irá preceder um novo pulso de ar frio tardio que trará queda da temperatura na quarta com temperatura baixa já ao amanhecer no Oeste e no Sul e nas demais regiões no final do dia. Na quinta, o Rio Grande do Sul voltará a amanhecer com temperatura muito baixa para o final de novembro.