As condições do tempo favoráveis com sol e frio permitiram intensificar o combate aos gafanhotos na província argentina de Entre Rios neste fim de semana. 

A nuvem de gafanhotos da espécie sul-americana (Schistocerca cancellata sereville) está sendo enfrentada na rodovia 14 entre os quilômetros 296 e 298. Estão sendo realizados tratamentos com equipamentos terrestres e aéreos em uma área de aproximadamente 400 hectares, correspondendo a nove propriedades agrícolas na área.


O tempo ensolarado e frio permitiu organizar as tarefas de pulverização que foram realizadas durante todo o sábado com condições atmosféricas adequadas para alcançar toda a área afetada. Neste domingo, as autoridades argentinas vão percorrer a área para avaliar a eficácia do trabalho. 



Tempo seco e quente favorece o deslocamento da nuvem a maiores distâncias. Sob chuva e frio os gafanhotos permanecem no mesmo lugar.  A MetSul antecipa o predomínio do tempo seco com frio nestes últimos dias de julho, mas no começo de agosto retornaria o calor que favorece os deslocamentos dos insetos (leia mais aqui).