Anúncios

Geraldo Foes

O Rio Grande do Sul registrou ontem mais um dia de forte instabilidade. Em São Luiz Gonzaga, a chuva foi extrema com 76 mm acumulados na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em apenas uma hora e mais de 100 mm em 24 horas até 18h. Ibirubá e Cruz Alta anotaram até o fim da tarde de ontem 70 mm. Em Itaqui, o acumulado em 24 horas foi superior a 100 mm e em três dias já choveu mais de 200 mm. O Vale do Sinos teve chuva torrencial ontem de manhã pelo segundo dia seguido com os mais elevados volumes em São Leopoldo. O calor e a umidade formaram nuvens carregadas que ainda provocaram temporais isolados.

O Sul gaúcho, região que tem sido menos beneficiada pelas precipitações e enfrenta estiagem em vários pontos, teve pancadas localizadas com forte intensidade e raios. Na praia do Cassino (foto), em Rio Grande, o céu escureceu à tarde com muitas descargas elétricas. Houve temporal de verão também em Pelotas. O calorão, com sensação acima de 40ºC no dia mais quente deste verão em Florianópolis, causou temporais na costa catarinense com granizo em alguns pontos. O risco de chuva localmente forte segue no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com elevados volumes em algumas cidades em consequência de pancadas isoladas de chuva forte a torrencial. Permanece também a possibilidade de temporais localizados.



O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira sob massa de ar quente e úmido. O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, principalmente de manhã, mas já começam a se formar áreas de instabilidade isoladas no Oeste. Entre a tarde e a noite a instabilidade toma conta da maior parte do Estado com pancadas de chuva e temporais. Alerta-se que, novamente, deve se esperar chuva com forte intensidade e altos volumes em pontos do Estado no dia de hoje. Temporais com raios e ocasional granizo e vento forte são possíveis em setores isolados por conta do calor. Também em Santa Catarina e no Paraná o sol e o calor darão lugar a pancadas de chuva e temporais localizados da tarde para a noite.

 

Anúncios