Anúncios

Cheia do Rio Uruguai atinge o chamado “Litoral Oeste” uruguaio | INTENDENCIA DE SALTO

Mais de 2.000 pessoas estão fora de suas casas no Uruguai devido às inundações no Oeste do país devido ao transbordamento do Rio Uruguai após fortes chuvas no Sul do Brasil. As inundações afetaram toda a zona do Rio Uruguai entre a Argentina e o Uruguai com reflexos em diversas cidades.

As inundações, que são consequência do excesso de chuva provocado pelo El Niño, se dão após meses de problemas de abastecimento de água potável causados ​​pela pior seca em sete décadas no Uruguai. É importante esclarecer, porém, que as enchentes no Uruguai ocorrem pela chuva que caiu sobre o Sul do Brasil e não no território uruguaio, que apenas recebe a vazão do rio.

O número de pessoas fora de casa subiu para 2.101 em três departamentos. São 156 em Artigas, 619 em Salto e 1.326 em Paysandú. Há Destas 202 pessoas em abrigos estatais e 1.899 em casas de familiares ou amigos. O nível do rio Uruguai continua baixando nos departamentos de Artigas e Salto e aumenta minimamente em Paysandú.

A empresa estatal de fornecimento de energia elétrica UTE teve que realizar até o momento 290 cortes de serviço por motivos de segurança em Paysandú (134), Salto (96) e Artigas (60).

As autoridades uruguaias alertam, com base nas últimas chuvas no Sul do Brasil e no Nordeste da Argentina, que entre os dias 6 e 7 de novembro ocorrerá uma nova “onda de inundação” semelhante, assim se espera um aumento do nível do rio em Bella Unión.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.