O Guaíba seguirá muito alto neste sábado com enorme vazão de rios ainda alcançando a área da capital. A situação se agrava na Grande Porto Alegre com o pico de vazão dos rios Gravataí e Sinos avançando pela região, com as águas podendo vencer diques em alguns pontos. O estado terá muitas nuvens e chuva ou garoa na maioria das cidades, mas a chuva não vai piorar a cheia na capital.
A instabilidade é maior no Norte com risco de chuva forte a muito forte em pontos da Serra e Aparados, onde estão as nascentes de rios dos vales. No extremo Sul, o tempo fica firme. Ocorrem intervalos de melhoria temporária. Temperatura amena, sem muito frio, fato relevante com muitas pessoas fora de casa.
Mais instabilidade no domingo. Frente quente avança de Norte para Sul no Rio Grande do Sul neste domingo e provoca mais instabilidade. Embora ocorram aberturas e o sol apareça em diferentes pontos, são esperadas muitas nuvens no estado. A chuva avança no decorrer do dia e pode ser forte e com trovoadas, isoladamente. A temperatura estará mais elevada.
Em Porto Alegre, o sábado é de muitas nuvens e ainda com momentos de chuva e garoa. Podem ocorrer intervalos sem chuva ou de melhoria temporária. A temperatura estará amena. No domingo, dia com muitas nuvens e ocasionais aberturas, mas frente quente traz chance de chuva no decorrer do dia. A temperatura se eleva mais.
Uma melhora substancial do tempo ocorre em Porto Alegre na segunda-feira, quando a grande massa de ar quente e seco do Centro do Brasil avança para o Rio Grande do Sul. O dia terá sol com uma tarde atipicamente quente para maio com máxima ao redor de 33ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.