Anúncios

Este é o tipo de notícia que você não imagina ler e nós não costumamos publicar. Um snownado ou tornado de neve. Parece difícil de acreditar, mas acontece e aconteceu.


Um morador registro um tornado em Cedar Creek Lake, perto de Gun Barrell City, no Leste do Texas, na manhã desta terça-feira (15). O pequeno tornado ou tromba d’água avançou sobre as águas do lado e também sob o terreno coberto de neve sob temperatura de até 10°C a 15°C abaixo de zero. Foi uma ocorrência breve e a formação tornádica logo se dissipou.

Tornados não ocorrem normalmente sob frio extremo. É o tipo de fenômeno que acompanha calor. Por isso, são comuns na primavera e no verão nos Estados Unidos e em outros países. 

O que pode ter acontecido? O gradiente de temperatura entre as águas mais aquecidas do lago e a atmosfera extremamente fria podem ter gerado a instabilidade de forma a formar uma tromba d’água (tornado sobre água) que depois avançou para terra. Uma formação tornádica não supercelular, de baixa intensidade e breve duração.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) publicou imagens de uma grande quantidade de vapor emanando do Golfo do México com a presença do ar congelante sobre as águas quentes. É nevoeiro de vapor ou advectivo, também chamado pelos meteorologistas norte-americanos de “fumaça do mar”. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Os Estados Unidos começam a semana com uma das maiores ondas de frio da sua história recente (leia mais aqui) com imagens impressionantes e colapso no sistema elétrico. 

Anúncios