Anúncios

Wenington consumida pelas chamas em meio à onda de calor sem precedentes que atinge o Reino Unido com temperatura jamais vista | SKY NEWS/REPRODUÇÃO

Um “grande incidente” foi declarado em Londres após um “enorme aumento” de incêndios em toda a capital no dia mais quente de todos os tempos do Reino Unido, informou a Sky News. O prefeito Sadiq Khan disse que a Brigada de Incêndio de Londres (LFB) está “sob imensa pressão” ao pedir que as pessoas estejam seguras, acrescentando que a situação é “crítica”.

Dezenas de carros de bombeiros e centenas de bombeiros estiveram envolvidos no combate a vários incêndios por toda a capital inglesa em meio às temperaturas ao redor de 40ºC, cerca de 15ºC acima do normal para esta época do ano e sem precedentes em toda a história da capital inglesa.

O mais grave episódio ocorre em bairro nos arredores do Leste de Londres. Várias residências foram destruídas em Wennington. Um incêndio em vegetação perto se alastrou rapidamente com o vento e avançou sobre a localidade. A Brigada de Incêndios de Londres (LFB) enviou 15 carros de bombeiros e cerca de 100 bombeiros a Wenington para lidar com as chamas que consomem vários edifícios e casas, automóveis e pastagens adjacentes.

Este 19 de julho de 2022 entra para a história climática do Reino Unido com o dia mais quente da sua história. O Met Office, serviço oficial meteorológico britânico, confirmou que a temperatura passou pela primeira vez desde o começo dos registros da marca de 40ºC, o que pode parecer um fato corriqueiro para o brasileiro acostumado a ver temperatura neste patamar, mas é um evento extraordinário e sem precedentes em mais de 300 anos de observações meteorológicas paras os ingleses.

O Met Office informou que às 12h50, hora local, a temperatura atingiu 40,2ºC na estação do Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres. Várias outras estações no horário estavam já com marcas de 38,8ºC ou superiores, superando o que era até então a maior temperatura máxima da história do Reino Unido, de 38,7ºC em 29 de julho de 2019, em Cambridge. O dia de calor recorde se segue ao que foi a noite mais quente já vista no Reino Unido com recordes de temperatura mínima alta.