Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude, que se origina na Bolívia e desce até o Sul do Brasil, vai atuar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira.
O resultado será trazer ar quente e vento do quadrante Norte com rajadas. O vento Norte começa a se intensificar no Oeste hoje à noite e vai soprar com rajadas do Centro pro Norte gaúcho ao longo da sexta. Santa Maria é uma cidade que costuma ser muito impactada na presença deste tipo de fenômeno e pode ter rajadas fortes com cortes de luz e queda de árvores ou postes.
O ar quente trazido pela corrente de jato de baixos níveis vai elevar muito a temperatura. Cidades do Centro para o Norte gaúcho devem ter um dia com cara de primavera com máximas muito acima do que é normal para a época do ano com marcas até ao redor ou acima de 30°C em alguns pontos, como nos vales e na Grande Porto Alegre.
A influência desse ar quente já elevou a temperatura nesta quinta-feira para 29,5°C em Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, e 32°C em Assunção, no Paraguai.