Sandro Muller

A atmosfera segue muito instável nesta sexta-feira e chove em grande parte do Rio Grande do Sul. No Oeste, algumas áreas podem ter abundante nebulosidade, mas sem registro de precipitação. Chuva será forte a intensa em alguns momentos em pontos de várias regiões. Há risco ainda de granizo isolado, especialmente na Metade Norte. Os mais altos volumes de chuva tendem a ocorrer do Centro para o Norte do Estado. O maior risco de chuva forte e de temporais é entre a madrugada e de manhã. Podem ocorrer aberturas em algumas áreas no decorrer do dia. Ar mais frio avança de Sul e ao encontrar o ar quente e úmido na Metade Norte reforça a instabilidade na região. Temperatura estará mais baixa no Oeste e no Sul. À noite, muitas áreas devem ter tempo já seco ou apenas chuva leve e garoa.

Em Porto Alegre, a sexta-feira será outro dia com chuva e que pode ser forte a torrencial em alguns momentos, especialmente na primeira metade do dia. Da tarde para a noite a instabilidade gradualmente cede, apesar de o tempo não firmar. À noite, modelos indicam a possibilidade de tempo seco, entretanto ainda não se pode afastar alguma chuva leve ou garoa.

O tempo melhora no fim de semana.  No sábado, sol e nuvens em parte do Estado, mas ainda haverá períodos de maior nebulosidade em parte do território gaúcho. Mais nuvens no Leste e no Nordeste do Rio Grande do Sul, casos de Porto Alegre, da Serra e do Litoral Norte. Essas regiões ainda devem ter chuva e garoa em alguns momentos, mas já pode ocorrer melhoria gradual. O sol irá predominar domingo no Estado com frio cedo e uma tarde amena à medida que uma massa de ar seco e frio de alta pressão avança para o território gaúcho e firma o tempo, afastando a instabilidade. Na segunda, dia de sol com friozinho cedo e calor à tarde. Entre terça e quarta-feira, o tempo voltar a se instabilizar no Rio Grande do Sul, mas em algumas cidades só deve chover na quarta.