Anúncios

Massa de ar seco e frio impulsionada por um ciclone extratropical irá avançar ao longo desta sexta-feira sobre o território gaúcho. A expectativa, contudo, ainda é de tempo instável em parte do Leste e Nordeste gaúcho por conta da circulação ciclônica. O frio intenso nos baixos níveis da atmosfera associado a possibilidade de chuva eleva potencial para chuva congelada ou mesmo neve em alguns pontos de maior altitude do Norte/Nordeste gaúcho na primeira metade desta sexta.

A temperatura tende a baixar de 5°C no começo da manhã em diversas cidades gaúchas com previsão de mínima entre 1 e 3°C em pontos da serra sudeste e da campanha. O sol aparece desde no interior do Estado, porém sob a influencia do vento sul/sudoeste gelado a temperatura irá subir devagar com máximas que seguirão baixas em grande parte das regiões.

Nesse ínterim modelos projetam máximas de um digito em trechos de serra como em Caxias do Sul e São José dos Ausentes. No Sul do Estado nos arredores de Pinheiro Machado, Piratini e Morro Redondo a tarde será fria com máximas entre 9 e 10°C.

Na Capital e região metropolitana poderá ocorrer chuva na primeira metade do dia com tarde de céu nublado alternando com algumas aberturas de sol. O vento perde força. A temperatura a tarde não passa muito de 14°C.

DUAS MASSAS DE FRIO EM POUCOS DIAS

Em poucos dias duas massas de ar frio irão avançar pelo continente. A primeira menos intensa com 1026 hPa em seu centro chega nesta sexta e leva o frio até o Sul de Minas Gerais. A segunda, entre a terça (18) e a quarta (19), essa mais intensa com 1033 hPa em seu centro e de trajetória continental faz derrubar a temperatura com previsão marcas muito baixas de temperatura, porém mais restritas ao estado gaúcho, Argentina e Uruguai.

O sistema de alta pressão que chega nesta sexta-feira ganha força neste sábado com maior impacto na temperatura mínima em todo o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

A previsão indica que a temperatura poderá baixar de zero em alguns pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Cidades da Campanha, serra sudeste, Campos de cima da Serra e Planalto Sul catarinense deverão as menores marcas do dia. No Paraná a temperatura deverá oscilar entre 1 e 3°C em pontos do Metade Sul.

Em parte do Mato Grosso do Sul, na Serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais a mínimas poderá baixar de 5°C. Em grande parte das áreas a previsão é de mínima de apenas um dígito no começo do sábado com sensação de frio.

O ar seco associado ao vento calmo, com céu claro e frio intenso propicia a formação de  geada em diversas regiões do Sul do Brasil e de forma mais isolada em parte da serra da Mantiqueira e Mato Grosso do Sul.

O domingo terá frio no começo da manhã, contudo a temperatura tende a ser mais alta comparada ao sábado. O potencial de geada para o domingo é pequeno.

Na próxima semana um novo sistema de alta pressão de trajetória continental com pressão que pode chegar a 1033 hPa em seu centro irá ampliar e reforçar o ar gelado sobre o Rio Grande do Sul. Esse sistema diferente do anterior terá atuação mais restrita ao território argentino, uruguaio e gaúcho com potencial de deixar a temperatura abaixo de zero em diversas cidades.

As manhãs de segunda, terça e quarta serão de frio intenso no Rio Grande do Sul com marcas que poderão baixar de zero em parte do Estado. Cidades da Metade Sul e Oeste deverão registrar as menores marcas do período com elevado risco de formação de geada.

Na província de Buenos Aires modelos hoje modelos projetam marcas muito baixas ao redor de -6 a -8°C em pontos da região por muitos dias seguidos. Nesta sexta-feira, 14 de julho, começo um período de frio muito intenso e terá reforço na próxima semana.  O núcleo do ar polar na semana que vem atuará sobre a região o que potencializa a queda da temperatura com expectativa de frio de grandes proporções nas cidades da região. No Uruguai a temperatura tende a baixar de zero em muitos departamentos neste período.

Na Capital  e região metropolitana a tendência é de o tempo firmar a partir do sábado com previsão de noites de frio intenso.  No sábado a mínima poderá oscilar ao redor de 2 a 4°C, no domingo projeção de 5 a 7°C. Na segunda-feira a temperatura mínima oscila ao redor de 6°C. A partir de terça com o reforço do ar polar a temperatura volta a ter declínio maior com marcas que no vale do Sinos poderá oscilar entre 1 e 3°C  nas manhãs de terça e quarta.

A boa noticia é que sob influência desses sistemas de alta pressão o Rio Grande do Sul terá longa sequencia de dias com sol e tempo seco o que será fundamental para reconstrução das áreas afetadas pelo ciclone extratropical.