Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para uma sucessão de eventos de chuva volumosa que vai trazer acumulados de precipitação altíssimos até o final do mês no Rio Grande do Sul. Um vórtice ciclônico em médios e altos níveis avança pro Estado hoje e vai aumentar a instabilidade.

Esse sistema entrará em fase com centro de baixa pressão em superfície, dando origem a um ciclone extratropical. Esse sistema trará muita chuva nesta quinta e, principalmente, amanhã. Os acumulados em algumas áreas podem ficar perto ou acima de 100 mm. Neste tipo de sistema podem ocorrer fenômenos severos localizados como granizo e vento forte, mas o risco maior é chuva forte.


No fim de semana, o tempo vai melhorar com o afastamento da baixa pressão. Só que a trégua será curta e vem muita água na semana que vem.

Entre segunda e terça haverá chuva localmente forte outra vez no território gaúcho. E os dados indicam que de quinta a sábado da próxima semana se registraria mais um episódio de chuva volumosa. Os maiores volumes nesta reta fina de maio devem se concentrar na faixa central do Estado e na Metade Norte.


Há projeções de modelos indicando acumulados de 200 mm a 300 mm para pontos da Metade Norte gaúcha até o dia 31. Com vários rios na região, o risco de cheias e enchentes será alto no fim do mês e no começo de junho.    

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios