Anúncios

O município de Uruguaiana teve chuva isolada na última tarde de verão. Foto de Patrick Cunha

Semana que marca o início do outono terá instabilidade e o tão esperado alívio do calor intenso em diversas áreas. Nesta segunda, porém o calor ainda marca presença com previsão de marcas elevadas de temperatura. Nesse dia de transição do verão para o outono, predomina ainda as condições meteorológicas da estação mais quente. Portanto, a previsão é de sol e calor intenso em grande parte do território gaúcho. Da tarde para a noite o calor associado a umidade estimula a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical com expectativa de pancadas de chuva isoladas de chuva acompanhadas de temporais passageiros. O risco maior de tempestades se concentra em partes do Sul e Leste.  A temperatura poderá chegar a 35°C no Noroeste e nos vales a tarde. No Litoral mais um dia proveitoso com sol e calor com vento Oeste calmo. Pode ocorrer chuva isolada no fim da tarde, especialmente de Tramandaí em direção ao Cassino.

Na terça o dia começa com muitas nuvens em trechos da Metade Sul e Leste onde não se afasta chuva no turno da manhã. o Sol aparece em grande parte das regiões e a temperatura sobe gradativamente. Devido a cobertura de nuvens desde cedo a temperatura máxima oscilará entre 27 e 29°C em cidades do Centro, Sul, Leste e Campanha. Pontos da Zona Sul poderão ter máxima típica de outono ao redor de 24°C. Entretanto, entre o Oeste e Noroeste temperatura sobe com máxima ao redor de 31 a 33°C, com marcas de 34°C na fronteira com a Argentina. Entre a tarde e a noite o calor e umidade ajudam a formar nuvens de grande desenvolvimento vertical com previsão de pancadas de chuva e temporais isolados que poderão afetar diversos pontos do Estado, inclusive a região metropolitana de Porto Alegre.

Entre a quarta e a sexta o tempo fica instável com pancadas de chuva mais persistentes entre a Campanha, Zona Sul e parte do Leste do Estado. Como resultado da atuação de um centro de baixa pressão atmosférica pulsos de chuva forte a torrencial poderão ocorrer e gerar grandes volumes de precipitação com risco de transtornos. O sol aparece nesse período, especialmente em cidades do Oeste e Noroeste gaúcho com certa elevação e marcas ao redor de 30 a 32°C. Ainda faz calor mas em repetir marcas tão altas como na semana passada.


MODELOS DIVERGEM SOBRE VOLUMES

Modelos atmosféricos divergem sobre qual região exatamente deverá chover com maior volume. Apesar de oficialmente estarmos no outono nesta semana, a irregularidade da chuva seguirá com enorme diferença na quantidade de chuva num mesma região ou cidade. Por última não há consenso sobre qual região irá chover mais nesta semana. Em principio os modelos ICON e Europeu apresentam uma solução mais parecida com indicativo de volumes ao redor de 50 a 100 mm em cidades da Metade Sul e Oeste, bem como, alguns pontos isolados da Metade Norte. Por outro lado, o total de chuva indicado pelo modelo canadense concentra os maiores volumes na Metade Leste entre os vales, a Serra e a região metropolitana de Porto Alegre. Por fim, o americano indica baixos acumulados para grande parte do Rio Grande do Sul com um pouco mais de chuva para Norte/Nordeste. Portanto, a previsão de curto prazo será mais definitiva e com maior nível de confiança para determinar as áreas de maior risco de chuva forte nesta semana no Rio Grande do Sul.

Anúncios