Anúncios

Previsão do tempo para a semana toda aponta instabilidade nos primeiros dias e ar mais seco ao final | Iara Puntel

A semana que começa pode ser dividida em dois momentos no Rio Grande do Sul. A primeira metade, de hoje até a quarta-feira, tem maior umidade na atmosfera e chance de chuva de todos os, apesar de o sol aparecer nesta segunda, na terça e na quarta em algumas regiões. Já a segunda metade, entre a quinta e o sábado, será influenciada por uma massa de mais frio e seco que trará tempo aberto e temperatura mais baixa nos termômetros pelo Estado.

Nesta segunda-feira, por exemplo, o sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul, mas parte do dia deve ter maior cobertura de nebulosidade em algumas áreas do Estado com chance de chuva. As precipitações tendem a ser muito irregulares, não atingirão a maioria das cidades e ainda nos locais onde chover deve ser em muito pequena quantidade. Será um dia quente e abafado no estado gaúcho com máximas que vão ficar ao redor ou acima dos 30ºC na maior parte dos municípios, inclusive em Porto Alegre que pode ir a 32ºC durante a tarde.


Frente fria chega amanhã com chuva

Amanhã, uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul com chuva e a mudança do tempo para os gaúchos vai ser mais significativa. O vizinho Uruguai pode ter chuva localmente forte e temporais de granizo com raios no começo do dia. Alguns destes temporais no território uruguaio podem ser de forte intensidade e não se descarta que já tenham início na noite desta segunda-feira em vários departamentos do país.

Na sequência, a instabilidade atinge o Oeste e o Sul gaúcho ainda em horas da madrugada e da manhã desta terça-feira com chuva e trovoadas, não se afastando temporais isolados ou pancadas localmente fortes. No decorrer da terça, a frente fria avança pelo território gaúcho e traz chuva até o final do dia para a maior parte do Estado, em áreas que antes terá calor e abafamento. Por isso, Porto Alegre terá sol e nuvens em parte do dia seguido de aumento de nebulosidade e chuva na segunda metade da terça-feira, especialmente no período da noite.

Na quarta-feira, o tempo segue instável com chuva principalmente entre a madrugada e a parte da manhã, e que vai estar mais concentrada nas Metade Norte e Leste do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, entretanto, ar mais seco e frio ingressa no Estado e tende a afastar a instabilidade para Santa Catarina e o Paraná. Com efeito, o dia deve terminar com tempo firme e temperatura mais agradável na maioria das regiões, esperando-se que em muitos locais as mínimas da quarta-feira ocorram à noite, no final do período.

Ar mais seco e frio na segunda metade da semana

A partir da quinta-feira começa o que se descreveu como o segundo momento das condições do tempo nesta semana no estado gaúcho. Na quinta, na sexta e no sábado, o sol predomina no Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro em diversas regiões. Pontos do Nordeste gaúcho, contudo, ainda podem registrar instabilidade em parte da quinta. O tempo aberto vai favorecer noites amena e as tardes serão agradáveis. Na Serra e na Campanha, dentre outras áreas, as madrugadas devem ser até frias, sobretudo em baixadas. Na quinta e na sexta, e talvez ainda no começo do sábado, haverá mínimas de um dígito (abaixo dos 10ºC) em várias regiões.


Calor no próximo fim de semana

No próximo fim de semana, ar mais quente começa a ingressar e atuar no Rio Grande do Sul, o que vai determinar elevação tanto das mínimas como das máximas no sábado e no domingo. As tardes passam a ser de calor com máximas ao redor ou acima de 30ºC na maior dos municípios gaúchos. Em Porto Alegre, a tarde do sábado ainda será relativamente agradável, mas no próximo domingo os termômetros já ficam ao redor dos 30ºC.

No Oeste, na região de Uruguaiana, Itaqui, Alegrete e Quaraí, as máximas já alcançam 31ºC no sábado e vão chegar aos 33ºC no domingo. No Noroeste gaúcho, na área de Santa Rosa, Horizontina, Três Passos e Porto Xavier, as máximas vão se elevar ainda mais e podem atingir 34ºC ou 35ºC no domingo que vem, assim que o próximo fim de semana terá cara de verão no Rio Grande do Sul e deve beneficiar quem tem planos de ir para as praias do litoral gaúcho.

Anúncios