Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O avanço de Norte de ar muito quente instabiliza a atmosfera com chuva no decorrer do dia na maioria das regiões, porém irregular e com baixos volumes na maior parte das cidades. Tanto que os modelos divergem, por exemplo, sobre a possibilidade de chuva em Porto Alegre, chance que não descartamos. Pancadas mais fortes somente em pontos localizados do Estado. Novamente a Metade Oeste deve ter os mais altos acumulados de precipitação. A instabilidade é pressionada para o Sul pelo ar quente e no fim do dia a maior parte do Estado deve estar com tempo firme. Apesar da atmosfera instável, enfatizamos que o sol deve chegar a aparecer ao menos em parte do dia em vários pontos. No Noroeste gaúcho, um dia muito abafado.

A terça-feira deve ter o predomínio do sol no Rio Grande do Sul. Será um dia de verão. Corrente de jato em baixos níveis traz ar muito quente e a tarde será escaldante. Marcas acima de 30ºC na maioria das regiões e acima de 35ºC em algumas cidades. Porto Alegre pode ter 33ºC a 35ºC. Na quarta, mudança do tempo. Ar mais frio invade o Estado com queda de temperatura. A virada do tempo pode ser sem chuva em grande número de locais e somente com vento que pode soprar com rajadas. Aviso de possibilidade de vento forte principalmente para o Oeste e o Sul do Estado. Possibilidade de chuva em alguns pontos, sobretudo do Sul. Na segunda metade da semana, o tempo seco predomina com dias de sol. A temperatura volta a se elevar muito no final da semana com o retorno do forte calor no próximo fim de semana.

Pouca ou nenhuma chuva nesta semana na maior parte do Sul e do Sudeste do Brasil

Santa Catarina e o Paraná devem ter uma semana de tempo seco com dias de sol. Apenas áreas do Nordeste de Santa Catarina e da costa paranaense devem ter períodos de maior nebulosidade com chance de precipitação fraca e passageira. A temperatura estará acima da média desta época do ano com dias mais quentes principalmente no Oeste dos dois estados. No Sudeste do Brasil, igualmente, uma semana com tempo seco em quase todas as cidades. Somente pontos próximos da costa devem ter períodos com mais nuvens ou chuva passageira devido à umidade que vem do mar e encontra o relevo da Serra. O interior paulista terá tempo muito seco e quente à tarde. Na cidade de São Paulo, a quarta-feira deve ser um dia com mais calor à tarde. Na Mantiqueira, nas localidades mais elevadas, a secura da atmosfera deve favorecer geada isolada.