Tempo em Porto Alegre reserva calor intenso na quarta, frente fria com muita chuva e risco de temporal na quinta, e sol com temperatura amena no final da semana | ALEX ROCHA

A semana que começa em Porto Alegre, e que na quarta-feira marcará o fim do verão e o começo do outono astronômico, será marcada por extremos no tempo na capital gaúcha com calor intenso, chuva forte a intensa, risco de temporal com vento, e queda acentuada da temperatura com noites amenas e até um pouco frias.

Esta segunda-feira é de muito sol e tempo bastante aberto em Porto Alegre. Como uma massa de ar quente permanece sobre o Rio Grande do Sul, a temperatura sobe rápido com o tempo aberto na cidade. A tarde de calor deve ter máximas ao redor dos 32ºC na capital.

Nesta terça, o tempo muda. A nebulosidade aumenta com possibilidade de chuva no decorrer do dia. A chuva pode vir acompanhada de trovoadas em alguns pontos. Não são esperados volumes muito altos. A temperatura sobe menos com a maior presença de nuvens e a máxima fica ao redor dos 28ºC a 30ºC, uma vez que podem ser anotados períodos de melhoria.

Na quarta, ar muito quente ingressa no Rio Grande do Sul horas antes de uma frente fria. O sol aparece com nuvens e a temperatura dispara em Porto Alegre. A tarde vai ser muito quente na quarta-feira com máximas escaldantes, que devem ficar entre 35ºC e 37ºC na maior parte da cidade. A sensação térmica deve passar dos 40ºC. Pode ser o primeiro dia de outono mais quente já registrado em Porto Alegre.

Já na quinta, uma grande mudança no dia de maior risco na semana e de perigo. Frente fria intensa avança a partir do Sul e alcança a área de Porto Alegre no final da madrugada ou de manhã. A frente trará chuva forte a torrencial que pode acumular muito altos volumes em curto período, gerando alagamentos e inundações repentinas. Alguns arroios têm risco de transbordamento.

Além disso, a frente fria pode chegar em Porto Alegre com temporal com muitos raios e rajadas de vento forte, não sendo possível descartar a possibilidade de vendaval na cidade pela grande intensidade da frente, o seu rápido deslocamento e a rápida troca de massas de ar. Há alto o risco de falta de luz em diferentes pontos da cidade assim como de queda de árvores.

O tempo melhora do meio da tarde para a noite e firma. A máxima perto dos 30ºC ocorre no começo da madrugada, que será muito quente e abafada. Já a mínima se dará no final do dia, quando pode fazer 19ºC a 20ºC em pontos da cidade à medida que ingressa ar mais frio com vento.

Na sexta, uma massa de ar mais seco e frio associada a um centro de alta pressão toma conta do Rio Grande do Sul com predomínio do sol em Porto Alegre. O dia será o primeiro do outono com temperatura de meia estação. Começa um pouco frio e terá mínimas de 16ºC a 18ºC na maior parte da cidade, mas no extremo Sul pode fazer até 13ºC ou 14ºC. A tarde deve ter 24ºC a 25ºC na maioria dos bairros.

Por fim, o sábado seguirá sob a influência de uma massa de ar seco e de alta pressão atmosférica, o que vai proporcionar outro dia com predomínio do sol na área de Porto Alegre. A madrugada terá 16ºC a 18ºC na área central, mas no extremo Sul da cidade pode fazer 12ºC ou 13ºC. A tarde será um pouco mais quente, mas ainda agradável com 27ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.