Anúncios

Próximo fim de semana deve ter muita geada no Sul do Brasil (Paulo Henrique Pinheiro/Arquivo)

A semana começou fria com temperatura de 1,6ºC abaixo de zero ontem no Sul gaúcho. O tempo mais aberto na região, enquanto no restante do Estado predominavam nuvens, favoreceu o forte resfriamento.

O grande destaque da semana, contudo, e que você lerá e ouvirá muito a respeito nos próximos dias, será o ingresso de uma massa de ar polar na sexta-feira. Não será tão poderosa como a do começo de julho, que trouxe recordes de frio de décadas para algumas localidades do Sul do país, mas será forte e abrangente, a ponto de esfriar muito também parte do Centro-Oeste e do Sudeste do país.


Modelos gerados por supercomputadores em centros meteorológicos internacionais indicam até a possibilidade de nevar entre sexta e sábado. O modelo GFS-FV3 do centro climático do governo americano (NOAA) chega a indicar chance de neve nos três estados do Sul do Brasil (mapa).

 

Sempre enfatizamos que prognósticos de modelos de neve cinco a seis dias antes estão sujeitos a grandes mudanças e que somente 24h a 48h antes é possível se ter uma ideia mais precisa de intensidade e abrangência da neve.


O dado concreto de hoje, porém, é o indicativo de alta probabilidade de nevar no final da semana em áreas de maior altitude do Sul do país. Como é elevada a probabilidade do frio ser intenso na sexta, no fim de semana e na primeira metade da semana que vem com mínimas abaixo de zero em madrugadas gélidas com geada na maior parte do Sul do Brasil. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios