O frio seguiu muito intenso no começo desta quarta-feira e, como se antecipava, as mínimas na região metropolitana voltaram a ser muito baixas. Porto Alegre e região metropolitana outra vez tiveram marcas gélidas e pelo segundo dia seguido a Grande Porto Alegre anotou mínima na casa de 0ºC.
Na capital gaúcha, a temperatura variou muito novamente dentre os seus muitos microclimas urbanas e rurais, no caso do Sul da cidade. A mínima oficial desta quarta-feira na estação de referência climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 6,2ºC.
A menor marca em Porto Alegre se deu na estação da Secretaria da Agricultura (Climagro), no bairro Lami, onde a mínima foi de 1,0ºC, pouco acima do registro de 0,3ºC de ontem. Em Belém Novo, no aeroclube, também no Sul da cidade, fez 3,3ºC, logo acima dos 3,0ºC da terça. Já na zona Norte, no Aeroporto Salgado Filho, a temperatura mínima baixou a 5,7ºC.
Na Grande Porto Alegre, o amanhecer desta quarta-feira também foi de enregelar. Em Viamão, a temperatura no final da madrugada desceu a 0,6ºC. Já Gravataí teve temperatura mínima de 1,5ºC. Em Canoas, na base aérea, a Força Aérea Brasileira (FAB) anotou mínima em sua estação meteorológica de 3,3ºC.
Mais ao Norte da área metropolitana de Porto Alegre, por sua vez, na região do Vale do Sinos, a temperatura mínima de hoje na estação de baixada de Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, foi de 2,1ºC. Em Campo Bom, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 3,5ºC. Em São Leopoldo, esta quarta amanheceu com apenas 4,8ºC.
O frio muito intenso desta quarta-feira decorre de uma forte massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.035 hPa que na madrugada de hoje estava a Leste do Uruguai e do Rio Grande do Sul.
A madrugada de hoje foi a última gelada deste episódio. Embora ainda faça frio, o começo da quinta-feira deve ter mínimas até 4ºC ou 5ºC acima das observadas no dia de hoje e ontem. A partir da sexta-feira, ar mais quente vai tomar conta da Grande Porto Alegre com mínimas altas para esta época do ano e madrugadas muito mais amenas.
Passado este evento de frio muito intenso, análise dos dados de modelos meteorológicos pela MetSul Meteorologia não indica nenhuma forte incursão de ar polar na área de Porto Alegre e região metropolitana nos próximos dez a quinze dias, assim que é provável que o período mais frio de julho esteja perto do fim.