Anúncios

Adam Plataform

Satélite europeu registrou o calor excessivo da segunda-feira (22) que foi o segundo dia mais quente deste ano na maioria das cidades do Rio Grande do Sul e, inclusive, o mais quente em alguns locais, como em Uruguaiana.

Uma enorme massa de ar quente cobria grande parte da América do Sul e trazia calor muito intenso no Centro da Argentina, Uruguai e o Sul do país. Em Buenos Aires, a temperatura passou do 36ºC e se aproximou muito do recorde histórico de máxima de novembro de 36,7ºC.


A imagem foi divulgada pela Adam Plataform a partir do satélite Sentinel 3 do consórcio de monitoramento do tempo, clima e ambiente europeu Sistema Copernicus. O sensor do satélite mede a temperatura da superfície e não do ar circulante que é a medição feita dentro de abrigos meteorológicos em estações cujos dados são usados pela Meteorologia.

A máxima de 37,3ºC no Jardim Botânico na segunda-feira em Porto Alegre foi a segunda mais alta do ano, atrás dos 38,4ºC de 11 de janeiro. A segunda-feira foi também o segundo dia mais quente de 2021 em Santa Maria e Campo Bom, e o mais quente do ano em Uruguaiana.

As máximas no Rio Grande do Sul na segunda, dia da imagem de satélite, foram 39,4ºC em Lajeado, 38,6ºC em Restinga Seca, 38,5ºC em Livramento e Santa Cruz do Sul, 38,3ºC em Porto Xavier, Venâncio Aires e Teutônia, 37,8ºC em Uruguaiana e em Parobé, 37,7ºC em Feliz, 37,6ºC em Santa Maria, 37,4ºC em Campo Bom e São Gabriel, 37,2ºC em Bagé, 37,1ºC em Novo Hamburgo e Barra do Quaraí, 37,0ºC em Santa Rosa, 36,8ºC em Cachoeira do Sul, Pelotas, Quaraí e Jaguarão, 36,7ºC em São Leopoldo, 36,5ºC em Santo Ângelo, 36,2ºC em Cruz Alta, 36,1ºC em Camaquã, Alegrete e Rosário do Sul, 35,8ºC em Carazinho, 35,4ºC em São Borja, e 35,2ºC em Santo Augusto.


Ontem, terça-feira, a temperatura superou os 30°C na maior parte de Santa Catarina com marcas acima de 34°C no Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. As máximas chegaram a 37°C e 38°C em Corupá, Jaraguá do Sul e Joinville, informou a Epagri-Ciram. Algumas estações da Epagri registraram recorde histórico de máxima ontem para o mês de novembro, como Garuva que foi a 38,9°C, batendo o recorde anterior de 37,5°C em 16/11/2017.

A passagem de uma frente fria pelo oceano e o avanço de ar frio pelo Leste catarinense, ao encontrar a massa de ar quente, trouxe temporais na tarde de ontem no Vale do Itajaí e no Litoral com raios, queda de granizo e rajadas fortes de vento  que causaram destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede de energia elétrica.

Anúncios