Anúncios

Onda polar traz frio extremo na Escandinávia e no Leste da Rússia neste começo de semana | KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O tempo extremamente frio na cidade russa de São Petersburgo quebrou o recorde diário de temperatura mínima de 5 de dezembro com quase 21ºC abaixo de zero na última noite, informou o principal centro meteorológico loca de Fobos, Mikhail Leus. “Hoje, São Petersburgo estabeleceu um novo recorde diário de tempo frio. As temperaturas caíram para 20,9ºC negativos ou 0,4ºC abaixo do recorde do dia em 1893”, ressaltou.

Os meteorologistas acrescentaram que São Petersburgo quebrou recordes diário de frio apenas duas vezes no século 21, em 14 de julho de 2015 e em 3 de janeiro de 2002, informou a agência de notícias russa Tass. Segundo os especialistas russos, a temperatura média diária está perto de 20ºC abaixo do normal para esta época do ano.


O frio é histórico na Escandinávia. As temperaturas caíram abaixo de zero em toda a Suécia nesta segunda-feira, mas nenhum lugar estava tão frio quanto o remoto povoado de Naimakka, onde os termômetros marcaram a menor marca da temporada.

Fez 43,8ºC abaixo de zero em Naimakka, seu recorde de frio para dezembro (recorde absoluto é de 48,9ºC negativos em 1999). A marca é também a temperatura mais baixa já registrada na Suécia no início da temporada de inverno desde 1945 e a temperatura mais baixa em dezembro desde 1986.

Naimakka costuma aparecer em artigos sobre o clima como um dos lugares mais frios da Suécia no inverno. O povoado está localizado na fronteira com a Finlândia, no extremo Norte da Suécia, e só pode ser alcançado através da Finlândia. De acordo com o site de endereços Ratsit, abriga apenas duas pessoas.

O registro de -43,8ºC ainda está muito longe dos recordes de frio de todos os tempos da Suécia. Em 2 de fevereiro de 1966, uma das estações meteorológicas da SMHI mediu -52,6ºC em Vuoggatjålme nas montanhas da Lapônia. No entanto, é debatido se foi registrado corretamente, então a Suécia geralmente usa a marca de -48,9ºC, em Hemavaan, em 30 de dezembro de 1978, como seu recorde oficial frio.

Anúncios