Anúncios

Um temporal muito intenso atingiu a cidade de São Paulo pouco antes das 16h desta sexta-feira com chuva forte e um vendaval, o que causou transtornos na capital paulista como falta de energia elétrica e quedas de árvores, inclusive sobre automóveis. Até 16h, os bombeiros contabilizavam 120 quedas de árvores na cidade.

Tempestade severa atingiu a cidade de São Paulo com rajadasa de vento acima de 100 km/h na cidade desta sexta-feira | FOTORUA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA/ARQUIVO

O forte temporal era previsto pela MetSul Meteorologia, que havia antecipado o risco de tempo severo no estado de São Paulo nesta sexta-feira pela formação de um ciclone extratropical junto ao Rio Grande do Sul que formaria uma linha de instabilidade.

O vento impressionou pela força na cidade de São Paulo. As rajadas de vento medidas no Aeroporto de Congonhas chegaram a 56 nós, ou seja, 104 km/h. Vento acima de 100 km/h não é muito comum na capital paulista, onde os temporais costumam provocar mais chuva torrencial nos meses de verão com muitos alagamentos.

Os temporais com vento forte atingiram também cidades do interior de São Paulo. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram até 16h desta sexta-feira de 90 km/h em Lins, 87 km/h em São Miguel Arcanjo, 84 km/h em Itapeva e Bauru, e 78 km/h em Valparaíso. Vento muito forte atingiu também a Baixada Santista com estragos.

O que aconteceu? Linha de instabilidade pré-frontal associada ao ambiente chamado de ciclogenético (de formação de um ciclone) se formou a partir de nuvens carregadas que se deslocaram do estado do Paraná para o Oeste e o Sul do território paulista com chuva intensa, muitos raios e vendavais.

A imagem de radar das 15h mostrava claramente a linha de instabilizando cruzando por grande parte do estado de São Paulo. Este tipo de formação, que avança numa grande velocidade, costuma produzir vendavais. Por isso, em várias cidades foram observadas nuvens do tipo arco comuns em frentes de rajadas.

IPMET

O tempo melhora neste fim de semana na cidade de São Paulo à medida que o ciclone na costa do Rio Grande do Sul impulsiona uma massa de ar seco e frio para o estado de São Paulo. Por isso, a capital paulista terá diminuição da nebulosidade e o retorno do sol neste sábado. No domingo, o sol predomina com nuvens esparsas. Na segunda, o tempo seguirá muito aberto e seco.

O que vai chamar a atenção nos próximos dias será o frio durante a noite. Previsão de mínimas oficiais de 13ºC no domingo, 11ºC na segunda-feira e 12ºC a 13ºC na terça-feira, entretanto alguns bairros da capital paulista terão marcas abaixo dos 10ºC. A tarde de sábado ainda não é fria, mas o domingo e a segunda terão máximas baixas para o mês de novembro.

A menor média mensal de temperatura mínima na cidade de São Paulo pela estação de referência climatológica do Mirante de Santana é a de julho com 12,8ºC, assim podem ser anotadas mínimas no começo da semana próximas da média de julho que é de inverno.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.