Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para a ocorrência de vento forte com rajadas localmente intensas de Noroeste durante a quinta-feira como consequência de um grande e intenso ciclone que se forma nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul e na quinta vaie estar sobre o Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil.

O que vai ocorrer? A circulação muito forte de ventos em sentido horário em torno do ciclone vai trazer uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera com ar seco e quente para o estado de São Paulo no final da quarta e durante a quinta.

Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura.

Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes trazem ar quente e costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil.

O corredor de vento, em regra, tem uma extensão de centenas de quilômetros do Sul da região amazônica até a bacia do Rio Prata ou o Rio Grande do Sul, para onde transporta ar quente antes de frentes frias e ciclones.

Pela grande extensão do ciclone desta vez e por ele estar sobre o Sul do Brasil haverá vento forte de Norte com um jato de baixos níveis inicialmente da Bolívia e Mato Grosso do Sul para o Sul do Brasil e no momento seguinte da Bolívia e Mato Grosso do Sul para São Paulo, na periferia da circulação ciclônica.

O que esperar? O vento soprará moderado a forte do quadrante Norte em várias cidades de São Paulo no final da quarta e, principalmente, na quinta. As rajadas mais intensas devem ocorrer no Sul e no Leste paulista, incluindo o Vale do Ribeira, o litoral de Sul a Norte, a capital e a Grande São Paulo.

As rajadas na capital e na Grande São Paulo vindas de Noroeste com ar seco e quente podem variar entre 60 km/h e 70 km/h, não se descartando rajadas mais intensas em alguns pontos. Na costa, o vento em alguns locais variará de 70 km/h a 80 km/h, isoladamente superior. Trechos da Serra do Mar nas rodovias podem ter forte ventania também.

Com isso, o vento pode causar transtornos em diferentes cidades como quedas de árvores e cortes de energia elétrica. É importante esclarecer que não é vento de temporal, mas seco e quente que eleva a temperatura.

Na Baixada Santista e outros pontos do litoral, o forte vento de Noroeste deve elevar muito a temperatura com calor até acima de 30ºC. Já na madrugada de quinta a temperatura pode ficar atipicamente elevada para o horário.

Isso em razão de uma condição chamada de aquecimento adiabático. O vento Noroeste que avança sobre as elevações da Serra do Mar, desce a encosta para a parte baixa no litoral e ao descer o ar se comprime e superaquece com rajadas fortes.

Depois do vento Noroeste quente e seco com rajadas, o vento vai virar para o quadrante Sul, também com chance de rajadas, marcando o ingresso de ar mais frio com queda de temperatura no final da quinta e o começo da sexta. Esta reviravolta no tempo deve ser acompanhada por aumento de nuvens na chegada do ar mais frio, mas com pouca ou nenhuma chuva na maior parte das cidades do Sul e o Leste paulista.