Anúncios

Cidade de São Paulo terá períodos de chuva e garoa no decorrer desta semana | Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

São Paulo terá chuva nesta semana com vários dias de maior presença de nebulosidade e períodos de chuva e garoa. A atuação de uma área de baixa pressão na costa do Sul do Brasil e de uma frente fria vai favorecer a ocorrência de instabilidade no estado de São Paulo, especialmente no Sul e no Leste paulista, o que inclui a cidade de São Paulo.

Não vai chover ou garoar o tempo inteiro, mas até quinta-feira não se espera tempo firme na cidade de São Paulo. A maioria dos dias desta semana na capital paulista terá registro de precipitação, sobretudo entre amanhã e quinta-feira.


O fluxo de umidade que vem do mar para o continente vai favorecer as precipitações, mas áreas do interior paulista e mesmo até áreas mais ao Norte do estado de São Paulo podem ter alguma ocorrência de precipitação nesta semana. Tanto que os modelos numéricos chegam a indicar a chuva alcançando áreas até o Triângulo Mineiro no decorrer da semana. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para esta semana a partir do modelo meteorológico alemão Icon, disponível com exclusividade ao assinante na seção de mapas do site.


O padrão de tempo instável em São Paulo esperado para esta semana foge ao padrão da climatologia desta época do ano, uma vez que o Sudeste do Brasil está ingressando no período com menores índices de precipitação que tem seu auge durante o inverno na temporada seca.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Apesar da chuva, os paulistas não devem esperar frio. Ar mais quente atua no território de São Paulo e com a umidade pode favorecer até a ocorrência de trovoadas acompanhando a chuva em diferentes localidades no decorrer dos próximos dias. Não há qualquer indicativo de ingresso de uma forte massa de ar frio em São Paulo em curto prazo, mas o próximo fim de semana e o começo da semana que vem devem ter mínimas mais baixas na capital paulista, em geral entre 12ºC e 13ºC.

Anúncios