Anúncios

São Paulo sairá do fogo e da fumaça para o frio com gelo. A previsão da MetSul é de uma primeira metade da semana com noites muitos frias no estado de São Paulo com geada em diversas cidades e madrugadas muito frias enquanto as tardes tendem a ser amenas.

METSUL

Muitas nuvens cobrem ainda o estado de São Paulo no final deste domingo por conta de uma frente fria impulsionada por uma massa de ar frio de forte intensidade que atua no Sul do Brasil e que chegou a provocar neve em Santa Catarina.

A frente fria trouxe chuva para quase todo o estado de São Paulo, aliviando a crise do fogo com graves queimadas e incêndios que se registraram no estado entre quinta-feira e o sábado com saldo de prejuízos de centenas de milhões de reais em propriedades e três mortes.

O estado de São Paulo registrou somente na sexta-feira 1886 focos de calor, número maior que o ano passado inteiro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. As queimadas já tinham se iniciado na quinta-feira com centenas de focos e prosseguiram no sábado, também com centenas de focos.

Somente entre quinta e sábado, São Paulo registrou 2621 focos de calor. Em um dado espantoso, o número de apenas três dias é superior ao total anual de queimadas de São Paulo de 2009, 2013, 2015, 2022 e 2023.

O governo de São Paulo tem gabinete de crise e posto avançado em Ribeirão Preto para coordenar as ações de combate às queimadas que atingem o interior do estado. Neste domingo, o número de cidades com focos ativos de incêndio baixou para 6. No total, 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas, segundo dados de monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil.

O governo federal enviou sete aeronaves, incluindo um KC-390, para ajudar no combate às queimadas. Também estão em operação outras dez aeronaves da Polícia Militar, além de 614 viaturas do Corpo de Bombeiros e 1.936 caminhões-pipa, entre mais de 3 mil veículos empregados na operação, contando equipamentos do estado e fornecidos por empresas da região.

A Polícia Civil está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso no estado, especialmente as que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas. Já foram efetuadas duas prisões. A Polícia Federal também realiza investigações.

Tempo melhora com frio e risco baixo de novas queimadas

As condições do tempo neste começo de semana, entretanto, são desfavoráveis ao registro de fogo e o risco de novas queimadas será baixo sob influência de ar mais frio, de acordo com a avaliação da MetSul Meteorologia.

Ar seco e frio de alta pressão atmosférica avança e proporciona a diminuição das nuvens nesta segunda-feira no estado de São Paulo. O sol volta a brilhar no estado e até com amplos períodos de céu claro no decorrer do dia em diversas regiões.

A temperatura vai estar baixa na madrugada durante toda a primeira metade desta semana. Com o tempo mais aberto e seco, as menores mínimas devem ocorrer nas madrugadas de terça e quarta-feira, quando os termômetros devem indicar marcas abaixo de 5ºC em diversas cidades.

Nesta segunda, o frio é mais intenso no Sul e em parte do Oeste do estado. No Vale do Ribeira, os termômetros devem marcar menos de 5ºC. Na madrugada de terça, o frio mais forte atingirá grande parte das cidades paulistas com marcas abaixo de 5ºC na Grande São Paulo e muitas cidades do interior. Na quarta cedo, o frio enfraquece e as menores marcas ocorrem no Leste do estado, além da região serrana.

Na cidade de São Paulo, o sol aparece nesta segunda. O amanhecer é com 8ºC a 9ºC, a tarde deve ter 15ºC a 16ºC e o final do dia registrará 7ºC a 8ºC. Na terça, outro dia de sol. Amanhecer muito frio com mínima de 5ºC, e até de 2ºC a 3ºC no Sul da cidade, e máximas em torno de 17ºC. Na quarta, mínima de 7ºC a 8ºC na estação oficial, porém de até 4ºC ou 5ºC no extremo Sul da capital. A tarde de sol terá 20ºC.

Vai ter gelo pela geada

Os mapas abaixo mostram a projeção de geada da saída das 12Z deste domingo do modelo canadense para o estado de São Paulo nas madrugadas desta segunda e terça-feira, que estarão entre as mais frias da semana no território paulista.

METSUL

METSUL

Como se observa, a geada pode se formar nas madrugadas dos dois dias, afetando mais cidades do Centro para o Sul e o Leste do estado, além da região serrana, na área de Campos do Jordão.

É provável que haja a formação de geada na madrugada da terça-feira em alguns bairros da capital paulista, notadamente do Sul da cidade, para onde são previstas marcas abaixo de 5ºC. Na quarta, embora não se descarte de forma mais isolada, ainda pode ter geada no extremo Sul da capital.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.