Anúncios

Goiânia está coberta de fumaça de queimadas | ELIANE BARROS/DIÁRIO DE GOIÁS

O deslocamento da frente fria com chuva em quase todo o estado de São Paulo apaga a esmagadora maioria dos focos de fogo no território paulista, mas os ventos que acompanham a frente levam a fumaça de queimadas para Goiás, Distrito Federal e o estado de Minas Gerais.

De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, praticamente todo o estado de São Paulo registrou chuva desde ontem. Os maiores acumulados se deram no Sul paulista até o final da manhã deste domingo com 41 mm em Iguape e 37 mm em Registro.

No Norte do estado, onde a situação de fogo era mais crítica entre quinta e ontem, a chuva chegou com volumes baixos. Suficiente para acabar com os grandes focos de fogo, mas ainda é possível que haja brasas e madeira ainda ardendo com pequena liberação de fumaça.

Com a chuva, a qualidade do ar melhorou na maior parte do estado de São Paulo. Em alguns pontos do Norte paulista, entretanto ainda oferecia riscos à saúde. As estações da Cetesb indicavam no final da manhã deste domingo qualidade do ar ruim em São José do Rio Preto e Araraquara e muito ruim em Catanduva.

Correntes de vento pré-frontais, assim na dianteira da frente fria, levaram a fumaça de São Paulo que se soma à vinda do Pantanal e da Amazônia para outras áreas do Sudeste e ainda para o Planalto Central, afetando Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.

Em Minais Gerais, já ontem de noite a fumaça começou a ingressar pelo Oeste, na área do Triângulo Mineiro. Havia queimadas locais em Uberlândia, mas a maior parte da fumaça era originada dos incêndios no estado de São Paulo.

De acordo com os boletins meteorológicos para a aviação chamados de metares, no final da manhã deste domingo, nos aeroportos, havia restrição de visibilidade horizontal por fumaça a apenas 2500 metros em Uberlândia, 1000 metros em Goiânia e 500 metros em Brasília.

De acordo com o Diário de Goiás, a pluma de fumaça tomou conta da capital Goiânia e de outras cidades do estado neste domingo. A fumaça atinge ainda Anápolis, Catalão e Caldas Novas, também com forte restrição de visibilidade pela presença do material particulado.

Satélite mostra pluma de fumaça em Goiás e Triângulo Mineiro | CPTEC/INPE

A publicação destaca que a fumaça em Goiânia interferiu com as operações do aeroporto da capital goiana Santa Genoveva, que permaneceu algumas horas fechado para pousos e decolagens. Passageiros que aguardavam para embarque relatam que companhias aéreas estão remanejando para outras conexões devido à baixa visibilidade. dois voos com destino a Belo Horizonte e São Paulo foram cancelados, sem previsão de novo horário.

A fumaça também chegou ao Distrito Federal com uma nevoa cinzenta tomando o Planalto Central em meio ao tempo muito seco. No 124º dia sem chuva na área central de Brasília, a fumaça surpreendeu os moradores do Plano Piloto e cidades satélites de Brasília com cheiro de queimado no ar e baixa visibilidade. Além da fumaça vinda de outros estados, queimadas também atingem o entorno de Brasília.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.