Anúncios

A previsão da MetSul temperatura ao redor de 10ºC e vento de 30 km/h nesta tarde na cidade de São Paulo se confirmou integralmente e milhões de paulistanos enfrentam uma das tardes mais frias já registradas na capital paulista desde que tiveram início as medições na estação do Mirante de Santana, em 1943. É ainda a tarde mais fria deste inverno de 2022 e a tarde mais fria do ano.

Temperatura às 15h nas estações da cidade de São Paulo do Centro de Gereciamento de Emergência e imagem de satélite do canal visível do GOES-16 das 15h de hoje do estado de São Paulo | METSUL

A temperatura às 15h em estações meteorológicas na cidade de São Paulo indicavam 8,8ºC em Interlagos, 9,2ºC no IAG-USP, 9,3ºC no aeroporto de Campo de Marte, 9,4ºC no aeroporto de Congonhas e 9,6ºC no Mirante de Santana. No mesmo horário, a estação do Aeroporto Internacional de Guarulhos era de 9,8ºC.

Embora as marcas baixíssimas nos termômetros na tarde desta sexta-feira, a cidade de São Paulo teve as suas máximas na madrugada, antes da chegada do ar polar, quando a temperatura não foi muito baixa. O resfriamento se acentuou muito a partir das 3h da manhã e as marcas nos termômetros seguiram caindo durante o final da madrugada e de manhã na cidade.

Frio com tamanha intensidade à tarde em agosto na capital paulista não é comum. Para se ter ideia, a temperatura média máxima histórica de agosto na cidade é de 24,5ºC, logo o que se registra na tarde desta sexta é 15ºC a 16ºC abaixo do normal para o horário nesta época do ano.

Na estatística histórica, desde 1961, as menores máximas em agosto na cidade de São Paulo, com base dos dados do Mirante de Santana, foram de 8,8ºC (19/8/1987), 9,3ºC (21/8/2020), 9,4ºC (2/8/1991), 9,6ºC (15/8/1999) e 9,8ºC (21/8/1976).

Sensação térmica de até 4ºC no meio da tarde

Em Interlagos, com a temperatura de 8,8ºC e o vento de até 33,5 km, a sensação térmica era de tão-somente 4,8ºC. Em Congonhas, a temperatura de 9,4ºC combinada com o vento de 24 km/h resultava numa sensação de 6,3ºC. Já na estação do Mirante de Santana, temperatura do ar circulante de 9,6ºC com ventos nas rajadas de 30 km/h gerava uma sensação de até 6ºC.

O cálculo da sensação térmica é feito pela MetSul Meteorologia a partir da equação usada pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos Estados Unidos desde 2001 e que é a mais precisa. Fórmulas antigas tendem a superestimar a sensação de frio com valores muitas vezes irreais.

Frio segue no fim de semana

O frio vai prosseguir no fim de semana, mas as mínimas não devem ser muito baixas na cidade de São Paulo. Isso porque porque infiltração de umidade marítima pela alta pressão sobre o Atlântico trará muita nebulosidade e chuva ainda no sábado com alguma possibilidade ainda no domingo.

Sábado, domingo e segunda-feira devem ter mínimas ao redor de 10ºC a 11ºC na cidade de São Paulo. A tarde de sábado ainda deve ser muito fria com até 13ºC, mas a partir do domingo as marcas nos termômetros devem entrar em elevação com menos frio domingo e marcas muito amenas na tarde da segunda.