A massa de ar polar que chegou ontem ao Rio Grande do Sul com muito frio traz temperatura ainda mais baixa entre hoje e amanhã. Será quando um potente centro de alta pressão de 1.037 vai se instalar sobre o Sul do Brasil, firmando o tempo e trazendo céu claro no decorrer do dia para a maioria das áreas.
O centro de alta vai estar exatamente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na próxima noite, garantindo as condições perfeitas para intenso resfriamento noturno: céu claro, perfil vertical seco da atmosfera e vento calmo a fraco.
Sob estas condições e sob a influência do ar polar intenso, a noite de hoje e a madrugada deste sábado serão gélidas a congelantes com mínimas ainda mais baixas que as de hoje em muitas cidades e que em grande número de cidades serão as menores deste ano até agora.
TEMPO | O outro lado do frio, sem imagens bonitas e invisível para muitos: o impacto na população de risco e vulnerável. Devido à onda polar, reforçou-se a ronda social e foi implantado acolhimento emergencial no Ginásio do Demhab, em Porto Alegre. Fotos de Pedro Piegas/PMPA. pic.twitter.com/HSJ1qYtWCY
— MetSul.com (@metsul) August 19, 2022
Já no final da tarde e no começo da noite a temperatura estará perto de 0ºC em algumas localidades de maior altitude e às 21h haverá um grande número de localidades com menos de 5ºC e algumas, em regiões serranas, com marcas negativas. Com isso, a geada se forma já a partir do começo da noite sobre carros e vegetação em algumas cidades. A noite gelada e hoje precede uma madrugada de frio muito intenso a extremo.
Quase todo o Rio Grande do Sul terá mínimas perto de 0ºC ou negativas ao amanhecer do sábado, exceção de cidades costeiras e junto às lagoas. Municípios como Pinheiro Machado, São José dos Ausentes e Soledade terão marcas de até -5ºC a -7ºC.
Marcas negativas ocorrerão no Sul, na Campanha, no Centro-Serra, na Serra, Aparados, Planalto Médio, Médio e Alto Uruguai e em baixadas do Noroeste. Na Grande Porto Alegre, amanhecer com até 1ºC amanhã.
Com tanto frio, a geada será ampla no amanhecer deste sábado. Vai se formar em quase todas as cidades do estado, até em pontos da costa e em vários bairros de Porto Alegre, exceção dos centrais. A geada será forte em grande número de locais e severa em baixadas das regiões serranas, onde além da geada, espera-se congelamento. Embora o começo de dia gélido, a tarde de sábado será amena e muito ensolarada.