Cidade de São Paulo tem tarde mais fria de 2023 neste domingo com temperatura de 10ºC a 11ºC na maioria dos bairros da cidade e até no Centro da capital paulista que costuma ser mais quente | SUAMY BEYDOUN/AGIF/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Clima de inverno resolveu mostrar a sua força na cidade de São Paulo no final da estação. A capital paulista tem neste domingo a sua tarde mais fria do ano e que muito dificilmente vai ser superada com o que resta ainda de inverno. A temperatura durante a tarde esteve 10ºC a 12ºC abaixo do que é normal para esta época do ano.

O frio intenso se explica por uma forte massa de ar frio que atua no Sul do Brasil e alcançou o Centro-Oeste e o Sudeste do país com maior impacto no Sudeste em cidades mais próximas da costa, como é o caso de São Paulo, trazendo o tempo muito frio. Um reforço de ar polar ingressou no Sul do Brasil neste fim de semana, aumentando ainda mais o frio na capital paulista.

O frio se faz sentir com seu rigor depois de um período extremamente quente e atípico entre terça e quinta da última semana na cidade de São Paulo, quando a temperatura chegou a 33,6ºC na estação de Interlagos e se aproximou do recorde histórico de máxima para agosto, de 1952 e 1955, na estação do Mirante de Santana.


O tempo instável deste domingo com céu encoberto, chuva leve e garoa contribuiu para que a temperatura pouco se elevasse durante o dia, trazendo a tarde de temperatura muito baixa e atipicamente gelada para os padrões do fim de agosto.

Com o centro de alta pressão associado à massa de ar frio, umidade vem do mar na direção do continente com instabilidade em cidades junto à Serra do Mar. Junto com a umidade, vem ar frio. A combinação de ar frio e umidade alta acaba por gerar as máximas baixas e a tarde por demais fria.

Às 15h, no meio da tarde, quase toda a cidade de São Paulo estava com temperatura entre 10ºC e 12ºC, o que ainda não havia ocorrido neste ano na capital paulista. Veja na lista quais eram as temperaturas por bairros às 15h na capital paulista com base nas medições do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura paulistana.


Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, a estação de SESC-Interlagos marcava às 15h temperatura de 10,9ºC. Já a estação de referência climatológica do Mirante de Santana estava às 15h com 11,4ºC. O aeroporto de Congonhas e o Campo de Marte tinham 11ºC às 15h com chuva leve ou garoa.

A climatologia histórica mostra quão fria é a tarde de hoje em São Paulo. De acordo com a série histórica 1991-2020 referente ao mês de agosto, a temperatura máxima média na estação do Mirante de Santana é de 24,5ºC, logo a temperatura às 15h de hoje estava muitíssimo abaixo do que é normal para esta época do ano.

Ocorre que esse frio se dá quase no fim do mês, mais perto de setembro, quando as marcas nos termômetros já se aproximam no tempo mais das médias do nono mês do ano. A média máxima de setembro no Mirante de Santana é de 25,2ºC.

A temperatura às 15h em muitos bairros da cidade de São Paulo era, assim, mais baixa que as três capitais de clima mais frio do Cone Sul. Às 15h, a estação de referência de Montevidéu, no bairro do Prado, estava em 11,2ºC. Já a estação de referência da cidade de Buenos Aires, em Villa Ortúzar, marcava 13,9ºC. Santiago do Chile estava com 20ºC no aeroporto.


Enquanto alguns bairros de São Paulo marcavam até 10ºC, no meio da tarde somente quatro estações de toda a rede do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina marcavam menos de 10ºC às 15h: Ushuaia com 8,8ºC, Calafate com 6,4ºC, Rio Grande com 5,6ºC e Malargue com 2,8ºC. Várias estações de províncias patagônicas tinham no horário temperatura mais alta que a cidade de São Paulo, repetindo o que já havia ocorrido no sábado.

Não bastasse a garoa e o frio intenso, vento baixava ainda mais a sensação térmica que estava abaixo dos 10ºC em muitos pontos da cidade de São Paulo na tarde deste domingo. A maioria dos bairros estava com sensação térmica de 7ºC a 10ºC. O vento na estação do Mirante de Santana soprava a até 25 km/h.

Embora com máximas mais altas, de até 15ºC, a tarde da segunda-feira ainda será muito fria para esta época do ano com possível instabilidade. A temperatura se eleva mais é na terça, quando as nuvens diminuem, o sol aparece e as máximas já devem ficar ao redor ou pouco acima dos 20ºC.