Anúncios

São Paulo teve um amanhecer frio nesta sexta-feira | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O Sul do Brasil registrou nesta sexta-feira pela primeira vez no ano temperatura negativa. A temperatura caiu abaixo de zero no Planalto Sul de Santa Catarina. De acordo com os dados da estação da Prefeitura Municipal de São Joaquim, instalada no Jardim Bandeira, a mínima de hoje cedo caiu a 0,2ºC negativo. No chamado Caminhos da Neve, a mínima foi de 0,9ºC. Já em Painel, a temperatura baixou a 1,3ºC.

Não causa surpresa que a primeira temperatura abaixo de zero do ano no Sul do Brasil tenha ocorrido em 19 de abril, dois meses antes do começo do inverno astronômico. Normalmente, as primeiras marcas negativas do ano costumam ocorrer em abril. Apenas excepcionalmente as primeiras marcas abaixo de zero se dão em março, precocemente, ou em maio, tardiamente.

A rede da Epagri-Ciram, o centro meteorológico estadual de Santa Catarina, indicou que as mínimas hoje cedo em suas estações meteorológicas foram de 0,6ºC em Bom Jardim da Serra; 0,9ºC em Urupema; 1,7ºC em Urubici, 3,4ºC em Caçador, 3,5ºC em São Joaquim; e 3,8ºC em Otacílio Costa.

O frio se fez sentir também no estado do Paraná. A temperatura mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em General Carneiro, no Planalto de Palmas, foi de 2,9ºC. No Sul de São Paulo, a temperatura desceu a 8,2ºC e várias cidades do interior anotaram entre 10ºC e 13ºC. Mesmo no Mato Grosso do Sul esfriou com mínima nesta sexta de 10,1ºC em Amambaí.

No Rio Grande do Sul, a sexta-feira também começou muito fria. Grande parte do estado anotou marcas de 10ºC a 13ºC, mas houve registros de mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC) em pontos da fronteira com o Uruguai e das áreas de maior altitude do Norte e do Nordeste gaúcho.

A temperatura mais baixa observada nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul foi de 2,1ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Veja a seguir a lista das mínimas observadas em estações meteorológicas nesta sexta no Rio Grande do Sul.

Na capital, a menor temperatura em Porto Alegre foi anotada na estação da Secretaria da Agricultura no bairro Lami, no extremo Sul da cidade, com 13,3ºC. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Belém Novo, também no Sul da cidade, apontou mínima de 14,5ºC. Já a estação de referência climatológica do bairro Jardim Botânico teve mínima de 15,0ºC.

Mesmo o ar frio em altitude enfraquecendo, a massa de ar permanecerá muito seca no fim de semana. Com isso, o tempo continuará aberto e com vento calmo à noite tanto no sábado como no domingo, o que favorecerá novamente madrugadas de temperatura baixa em estados do Sudeste e do Sul do Brasil com chance de geada isolada em áreas de baixada das regiões de maior altitude.

A cidade de São Paulo teve nesta sexta-feira a primeira madrugada do ano com marcas de inverno com frio que chegou a 10ºC no Sul da capital. De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura paulistana, a menor marca hoje em sua rede foi de 10,3°C, em Capela do Socorro.

A rede do CGE mostrou mínimas entre 11ºC e 13ºC em vários bairros da cidade de São Paulo hoje cedo, como, por exemplo, 11,0ºC na barragem Parelheiros; 11,4ºC em São Mateus; 11,8ºC em Mauá; 12,6ºC no Riacho Grande; 12,7ºC no Jabaquara; e 13,0ºC em Itaquera.

Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, as menores marcas foram de 13,7ºC em SESC Interlagos, na zona Sul, e 14,1ºC no Mirante de Santana, estação na zona Norte que é a de referência climatológica para a cidade de São Paulo.

Como consequência das baixas temperaturas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção para baixas temperaturas em toda a cidade desde 7h da manhã de ontem.

O frio, proporcionado por uma massa de ar seco e frio que ingressou no Brasil na metade desta semana, traz um grande alívio para os paulistanos após meses seguidos de calor ou tempo abafado quase incessantes e que trouxeram recordes de temperatura máxima para a cidade de São Paulo.

Na cidade de São Paulo, a estação de referência do Mirante de Santana, na zona Norte da capital paulista, anotou temperatura mínima média nos primeiros 15 dias de abril de 19,7ºC. O valor ficou 2,2ºC acima da média mínima histórica mensal de 17,5ºC. Já a média máxima do período foi de 29,6ºC, ou 3ºC acima da média máxima histórica de abril de 26,6ºC.

Para se ter ideia, a média máxima da primeira quinzena de abril na cidade de São Paulo de 29,6ºC ficou acima das médias máximas dos três meses de verão: dezembro (28,3ºC), janeiro (28,6ºC) e fevereiro (29,0º). Ou seja, evidente que a temperatura de abril até agora está muito distante do habitual para esta época do ano.

Ainda contextualizando a primeira metade de abril muito quente na capital paulista, o número de dias em que a temperatura passou de 30ºC na estação do Mirante de Santana na primeira metade do mês chegou a sete. Normalmente, pela climatologia, a capital paulista registra quatro dia acima de 30ºC em todo o mês de abril.

A previsão da MetSul Meteorologia indica que as noites seguem frias cidade de São Paulo durante o fim de semana. O sábado deve ter mínimas parecidas com as de hoje com marcas, em média, de 12ºC a 14ºC com até 10ºC a 12ºC nos bairros maios frios da cidade.

A madrugada mais fria pode ser a do domingo com marcas na madrugada de 11ºC a 13ºC na maior parte da cidade, mas que em alguns pontos mais frios, como a zona do extremo Sul, podem cair a valor tão baixos quanto 8ºC a 10ºC. A madrugada da segunda ainda será fresquinha, mas com mínimas mais altas na capital paulista.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.