São Paulo e a Grande São Paulo seguem sob risco de temporal com chuva forte a intensa que pode provocar pontos de alagamentos e transbordamento de córregos | BRUNO ESCOLÁSTICO SOUSA SILVA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

São Paulo e a Grande São Paulo seguem sob risco de chuva localmente forte a intensa e de temporal, especialmente da tarde para a noite, nesta quinta-feira e nos próximos dias, antecipa a MetSul Meteorologia. Estes episódios de chuva podem despejar grandes quantidades de água em curto período com alagamentos e inundações repentinas.

Ontem, chuva intensa fez com que 20 voos programados para decolar do Aeroporto de Congonhas fossem cancelados. De acordo com a concessionária de Congonhas, outros sete voos alternaram para outros aeroportos devido às más condições do tempo na área da capital paulista.

O temporal da tarde da quarta na cidade de São Paulo provocou quase 40 ocorrências de quedas de árvores e ainda por um desabamento de casa abandonada na zona Norte da capital paulista. Em Embu das Artes, uma criança caiu em um bueiro e foi resgatada por populares durante o temporal. Quando atendida pelos bombeiros, apresentava parada cardiorrespiratória.


A região da cidade de São Paulo está sob influência de uma massa de ar quente e úmido. Com o aquecimento diurno se formam nuvens carregadas que provocam chuva forte a intensa localizada, especialmente da tarde para a noite, com alagamentos e risco de transbordamento de córregos.

As mesmas condições que levaram ao temporal de chuva forte de ontem continuam nesta quinta-feira e ainda devem se fazer presentes amanhã, assim que tanto hoje como durante a sexta-feira há condições propícias outra vez para chuva localmente forte a até torrencial com rajadas de vento, especialmente em horas da tarde.

O acumulado de chuva até 9h do dia 28, antes da chuva de ontem à tarde, estava em 200,7 mm na estação de referência climatológica da cidade de São Paulo, no Mirante de Santana, na zona Norte. A média histórica mensal é de 257,7 mm, ou seja, fevereiro de 2024 deve terminar com chuva perto do valor da climatologia histórica.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.