Anúncios

Cidade de São Paulo ainda tem árvores caídas nas ruas pelo temporal de vento acima de 100 km/h  da última semana | FOTORUA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A cidade de São Paulo enfrenta ainda as consequências da tempestade severa do início da noite da última sexta-feira com vento destrutivo que deixou milhões de pessoas sem luz. Hoje, embora a empresa de energia Enel tenha dito que normalizou o serviço, ainda havia pessoas sem luz na capital paulista e árvores ainda podiam ser vistas nas ruas.

Com previsão de retorno da instabilidade agora no final da semana, ao longo dos últimos dias houve uma série de informações veiculadas na mídia e em redes sociais de que a cidade de São Paulo poderia voltar a enfrentar um temporal tão forte quanto o visto na sexta-feira passada.

Esse não é o nosso prognóstico na MetSul Meteorologia, uma vez que as condições da atmosfera projetadas para esta sexta-feira e o fim de semana são distintas no estado de São Paulo de uma semana atrás. Isso, contudo, não significa que não há riscos.

O tempo já se instabiliza nesta sexta em pontos isolados no interior de São Paulo e a instabilidade aumenta muito no estado paulista durante o sábado com chuva ampla e risco de temporais isolados na maioria das regiões.

No decorrer do sábado, em especial, há possibilidade de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados com queda de granizo ou rajadas de vento forte no interior do estado de São Paulo. De forma bastante localizada não se afasta temporal com maior severidade.

Na cidade de São Paulo, conforme os dados, não há indicativo de temporal como o da última semana em magnitude e severidade. Há expectativa de chuva que por vezes deve ser até moderada a ocasionalmente forte, porém sem volumes excessivos. Chuva que pode vir com raios e possibilidade de algumas rajadas de vento, mas sem a intensidade observada na última semana.

A chuva na capital paulista que deve se concentrar principalmente no sábado vai acompanhar um padrão de instabilidade bastante amplo que deve atingir estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta que estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil vão ser afetados por uma sequência de dias de instabilidade com chuva localmente volumosa e alta probabilidade de temporais isolados capazes de trazer granizo e vento forte.

Um sistema de instabilidade que atua nesta sexta no Paraguai com chuva e temporais vai começar a ingressar no Paraná, Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso com chuva em vários pontos e alto risco de temporais localizados.

No decorrer da dia, à medida que as áreas de instabilidade acompanhando um centro de baixa pressão se deslocam para Leste, a chuva com risco de temporais localizados vai avançar para São Paulo, Goiás e parte de Minas Gerais.

No fim de semana, a instabilidade prossegue com chuva e tempestades principalmente da tarde para a noite no sábado em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e o Rio de Janeiro.

Já no domingo, a instabilidade enfraquece e cessa sem registro de chuva em muitas áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, embora ainda chova em pontos dos dois estados, mas o risco de chuva localmente forte aumenta em Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Na segunda, o risco de chuva forte localizada e de tempestades isoladas até fortes prossegue em Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo ao passo que no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro a chuva é mais isolada, podendo se produzir algum temporal ou outro localizado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.