São Paulo vai enfrentar tardes de forte a intenso calor para os padrões desta época do ano nos próximos dias com temperaturas muito acima do normal para a climatologia histórica do fim de abril, projeta a MetSul Meteorologia.

Foto mostra calor em São Paulo

Cidade de São Paulo terá forte a intenso calor intenso até domingo com a intensificação de uma massa de ar quente em estados da parte central do Brasil | BRUNO ESCOLASTICO SOUSA SILVA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

De acordo com o nosso prognóstico, a tendência é de predomínio do tempo firme com dias de sol e nuvens esparsas na cidade de São Paulo até o domingo (26), o que vai favorecer a maior elevação da temperatura.

Leia tambémFrente fria vai levar chuva a oito estados com risco de temporais

A escalada da temperatura será efeito de uma massa de ar quente sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil que tende a se intensificar nesta segunda metade da semana e no fim de semana.

Nesta quinta (23), as temperaturas máximas na capital paulista devem ficar em torno de 28ºC a 29ºC. A elevação maior da temperatura ocorre a partir da sexta (24), quando as máximas podem alcançar entre 30ºC e 32ºC.

As tardes muito quentes prosseguem no fim de semana. O sábado (25) deve ter máximas outra vez de 30ºC a 32ºC. Já o domingo (26) deve anotar marcas ainda mais altas por uma condição pré-frontal que favorece maior aquecimento. Os termômetros podem indicar até 32ºC a 33ºC na cidade de São Paulo.

Leia tambémVeja onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana

São marcas muito acima do normal para esta época do ano. De acordo com a climatologia histórica, com base em dados da estação do Mirante de Santana, na zona Norte, a média máxima histórica de abril é de 26,6ºC.

A sequência de tardes muito quentes vai ser interrompida no começo da semana com a chegada de uma frente fria ao Sul e ao Leste paulista que vai trazer chuva para a capital na segunda (27) e na terça (28) com queda de temperatura.