Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de novos episódios de chuva localmente forte a intensa com muito altos volumes em curto período, o que vai trazer mais uma vez transtornos e situações de risco à população.

Chuva em Santa Catarina

Chuva intensa atingiu a Grande Florianópolis ontem | CBMSC

Na tarde e noite de ontem (29) e ainda na madrugada de hoje (30), chuva intensa provocou alagamentos, enxurradas, deslizamentos e grandes transtornos em diversas regiões do estado.

A Grande Florianópolis foi uma das áreas mais afetadas, com chuva muito forte em curto período, causando caos no trânsito, interdição de rodovias e prejuízos em bairros inteiros.

Em Florianópolis, os volumes de chuva foram extremos. Em apenas três horas, choveu mais de 100 milímetros, valor próximo da média esperada para todo o mês de dezembro. Ruas e avenidas importantes ficaram alagadas, como a SC-401, totalmente bloqueada no sentido Norte da Ilha, a Avenida Madre Benvenuta, a terceira faixa da Beira-Mar Norte e os acessos às pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Em alguns pontos, a água chegou a arrastar veículos.

A situação também foi crítica na BR-101. Entre São José e Palhoça, os motoristas enfrentaram lentidão e pontos de interdição devido ao acúmulo de água na pista. No Morro dos Cavalos, em Palhoça, houve trechos completamente tomados pela água, com possibilidade de bloqueio total da rodovia. A Arteris Litoral Sul alertou para interdições preventivas durante a noite, diante da persistência da chuva.

Bairros de Florianópolis registraram cenas de enxurrada. No Morro da Cruz, ruas se transformaram em verdadeiras cachoeiras. No bairro Coloninha, um carro ficou quase totalmente submerso. Houve ainda registros de deslizamentos de terra, quedas de muros, árvores sobre a rede elétrica e casas invadidas pela lama, especialmente no Centro e no Sul da Ilha.

Em Palhoça, casas foram invadidas pela lama, e em São José alagamentos levaram ao fechamento temporário de unidades de saúde. Em Santo Amaro da Imperatriz, um parque aquático ficou alagado após o transbordamento de um riacho que corta o local, com forte correnteza registrada em vídeos.

No Oeste catarinense, Treze Tílias enfrentou uma das situações mais graves. Cerca de 150 mm de chuva caíram em apenas duas horas, provocando enxurradas que destruíram ruas, arrancaram o asfalto e deixaram carros submersos. O município decretou situação de emergência, com aproximadamente 60 famílias atingidas, além de prejuízos em comércios e residências.

Vem mais chuva forte a intensa

A MetSul Meteorologia alerta que as condições atmosféricas são favoráveis hoje (30), amanhã (31) e quinta (1º) à formação de fortes áreas de instabilidade com chuva forte a intensa localizada em Santa Catarina.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas até às 21h de quinta do nosso modelo WRF (clique aqui para ter acesso) em que se observa a perspectiva de chover com volumes altos a muito altos localizados em várias regiões catarinenses.

METSUL

O risco de chuva isoladamente forte a intensa é válido para todas as regiões de Santa Catarina, mas preocupa a área da Grande Florianópolis com possibilidade de mais 100 mm a 250 mm em alguns pontos que se somarão ao que já choveu.

Diante deste cenário, alerta-se para a possibilidade de alagamentos, enxurradas e ainda inundações repentinas por elevados volumes de chuva em curto período com transbordamento de arroios e rios menores. Em trechos da Serra, a chuva forte pode causar desmoronamento de rochas e quedas de barreiras. Áreas de encostas têm risco de deslizamentos.

Por que tanta chuva?

Santa Catarina está sob a influência de ar tropical quente e úmido que favorece convecção com a formação de nuvens carregadas da tarde para a noite que trazem chuva forte e temporais localizados com raios, vendavais e risco de queda de granizo.

Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir. À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Os dados indicam a formação de áreas de instabilidade isoladamente fortes da tarde para a noite em Santa Catarina hoje, amanhã e na quinta. Na hora da virada do ano, é altamente provável que alguns pontos do estado estejam com tempo chuvoso.

Anúncios