Anúncios

São Bento do Sul decretou emergência pela chuva | PREFEITURA MUNICIPAL

Depois do Rio Grande do Sul em setembro, Santa Catarina começa a sofrer os efeitos de um outubro que será excepcionalmente chuvoso no estado com marcas extremas de precipitação e muitas enchentes, como tem alertado a MetSul Meteorologia em seus boletins de clima.

Dezenas de cidades foram atingidas hoje no estado catarinense por chuva intensa, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram diversas regiões. São Bento do Sul foi a primeira cidade a enviar o pedido de decreto de situação de emergência.

Entre os municípios atingidos estão Caibi, Chapecó, Cordilheira Alta, Xaxim, Caçador, Ascurra, Campo Alegre, Campos Novos, Curitibanos, Doutor Pedrinho, Fraiburgo, Gaspar, Herval D’Oeste, Joaçaba, Lacerdópolis, Laurentino, Rio do Sul, Monte Carlo, Pomerode, Presidente Castelo Branco, Rodeio, São Bento do Sul, São Cristóvão do Sul, São Domingos, e Vargeão.

A chuva acumulada em Santa Catarina até o começo da noite desta quarta atingia 171 mm em Tangará, 165 mm em Curitibanos, 158 mm em Mirim Doce, 157 mm em Canoinhas, 153 mm em Concórdia, 149 mm em Joaçaba, 141 mm em Herval D´Oeste, 134 mm em Rio Negrinho, 130 mm em São Bento do Sul, 129 mm em Itaiópolis e Jaraguá do Sul, 128 mm em Celso Ramos, e 127 mm em Mafra.

Choveu ainda 124 mm em Papanduva, Major Vieira e Guaramirim, 120 mm em Corupá, 118 mm em Três Barras e Piratuba, 116 mm em Rodeio, 114 mm em Ouro, 113 mm em Taió, 110 mm em Monte Castelo, 109 mm em Lindóia do Sul, 105 mm em Schroeder e Massaranduba, 104 mm em Capinzal e 100 mm em Fraiburgo.

Na cidade de Blumenau, a chuva intensa causou quedas de árvores, deslizamentos de terra e pontos de alagamentos em diversos bairros. O nível do rio Itajaí-Açu subiu e causa preocupação com risco alto de enchente coincidindo com o começo da Oktoberfest na cidade.

Ainda no Nordeste catarinense, diversos municípios do Litoral Norte e do Alto Vale do Itajaí sofreram com alagamentos e inundações. Níveis dos rios na região subiram rapidamente. As comportas das barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga) foram fechadas.

No município de Ibiam, no Meio-Oeste, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender famílias ilhadas por inundações. Ali perto, em Tangará, a chuva excessiva também gerou ocorrências paras os bombeiros. Curitibanos também teve registros de inundações com intervenções dos bombeiros.

Trecho da SC-110 em São Joaquim sofreu interdição total. A rodovia teve queda de barreira e não há previsão para liberação. Carro foi arrastado pela água em Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. Em Itajaí, a BR-101 ficou alagada com a chuva torrencial. Em Camboriú, carro foi arrastado pela correnteza e a condutora foi salva. Um trecho da Serra de Corupá foi bloqueado, preventivamente, pela Polícia Rodoviária Federal entre os quilômetros 84 e 111 da BR-280.

A MetSul Meteorologia alerta que a situação vai piorar e muito em Santa Catarina nos próximos dias. O tempo segue instável com chuva e garoa ainda em parte do estado nesta quinta, mas os volumes serão muito menores que os de hoje. O extremo Nordeste de Santa Catarina ainda pode ter chuva forte.

O problema é a sexta-feira e o fim de semana, quando deve voltar a chover muito forte a intensamente em várias regiões catarinenses. Muitas cidades podem ter marcas de 100 mm a 200 mm com acumulados superiores. Com os rios já altos e o solo saturado, vários rios devem enfrentar cheias com enchentes. O risco de deslizamentos de terra será extremamente alto.