O deslocamento de uma frente fria na atmosfera quente e úmido sobre o Rio Grande do Sul trouxe um sábado de forte instabilidade para o Estado. Chuva e temporais isolados atingiram a maioria das regiões. Não houve estragos. A instabilidade foi mais forte junto ao Oeste do Estado com acumulados significativos de precipitação em algumas cidades. Na área de Porto Alegre, novamente, choveu pouco. O que chamou a atenção foi o céu em muitas cidades gaúchas com espetaculares registros em fotos de nuvens de tormenta feitos pelos nossos colaboradores. Caso de Ijuí, onde o observador Carlos Eduardo Kist fez uma incrível sequência de fotografias da virada do tempo, que resultou apenas em chuva para a cidade do Noroeste gaúcho.


A maioria dos relatos de temporais veio de cidades do Noroeste com relatos de chuva forte a intensa de caráter localizado, mas sem observação de vendavais fortes ou granizo. Em São Borja, as rajadas na estação do Inmet atingiram 75 km/h. Em Santiago, choveu 39 mm em apenas uma hora. Colaboradores da MetSul registraram em fotos o mau tempo em suas cidades.


Nuvem bastante carregada avançou neste sábado sobre as lavouras no interior do município de Jóia – Emerson Schulz


Também no município de Três de Maio, no Noroeste do Estado, a mudança do tempo foi “fotogênica” – Ricardo Bourscheid


A instabilidade que afetou o Noroeste do Estado chegou à cidade missioneira de São Luiz Gonzaga – Beti Terra Donato

Pelo segundo dia consecutivo nuvens muito carregadas trouxeram chuva para Augusto Pestana – Letícia Nogara

Como se previa, o dia no Litoral Norte começaria com mistura de sol e nuvens, mas o tempo depois fecharia e com registro de chuva nas praias. E foi exatamente o que ocorreu neste sábado. A manhã teve praia cheia com veranistas aproveitando o sol acompanhado de nebulosidade e o tempo quente com forte abafamento (foto abaixo por André Ávila do Correio do Povo).


De tarde, a mudança. Nuvens carregadas que avançaram da Serra para o Litoral trouxeram pancadas de chuva, algumas fortes. Veja a virada do tempo em Capão em fotos de André Cipele, Guilherme Andrioli, Eduardo Martins e Arthur Mombach.


O tempo apresenta melhoria no Estado neste domingo, mas ainda não firma. O sol volta acompanhado de nuvens em parte do território gaúcho, especialmente no Sul e parte do Oeste, mas a nebulosidade permanece no Rio Grande do Sul e  ainda ocorrem pancadas de chuva, especialmente do Centro para o Norte do Estado. O risco de chuva forte e temporais cai bastante e qualquer ocorrência se vier a se dar deve ser bem localizada. A temperatura estará agradável e vai ser amena em algumas cidades, como do Nordeste do Estado, que devem ter jornada de abundante nebulosidade. (Produção de Alexandre Aguiar)