Anúncios

Presença de fumaça vai realçaer as cores novamente do entardecer neste sábado em diversas cidades gaúchas. Calor segue e aumenta em algumas regiões. | FERNANDO OLIVEIRA

Uma massa de ar muito quente cobre grande parte do Centro da América do Sul com forte a intenso calor na Argentina, Paraguai e que se estende a áreas do Uruguai e do Rio Grande do Sul.

Nesta sexta, as máximas na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 31,8ºC em Campo Bom; 30,8ºC em Alegrete; 30,7ºC em São Borja e Uruguaiana; 30,4ºC em Quaraí; 30,3ºC em Porto Alegre; e 30,0ºC em Jaguarão.

Estações automáticas particulares indicaram máximas ainda mais elevadas com 32,1ºC em Santa Cruz do Sul; 31,9ºC em Porto Xavier; 31,6ºC em Teutônia; 31,4ºC em Três Coroas; 31,3ºC em Taquara; e 31,0ºC em Rio Pardo.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas nuvens avançam durante o dia. Aproximação de frente fria traz chuva isolada, especialmente no Oeste, Centro e Sul, da tarde para a noite.

Corrente de jato (vento) intensa em baixos níveis da atmosfera provoca vento Norte que sopra com rajadas, muito fortes em alguns pontos com 70 km/h a 90 km/h. O vento Norte soprará moderado a forte na maioria das regiões.

Esta corrente de vento traz ainda fumaça de queimadas para o estado, logo em várias localidades será possível ver o céu com aparência mais acinzentada e ainda o nascer o pôr do sol com as cores realçadas.

O jato de baixos níveis sobre o Rio Grande do Sul neste sábado reforça o calor. O dia já começa quente em algumas cidades por efeito do vento Norte, caso da região de Santa Maria, e a tarde será de calor com máximas de 32ºC a 35ºC nos vales e na Grande Porto Alegre.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.