O sábado começa com chuva em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, embora o sol apareça em vários pontos do estado. Desde o começo do dia áreas de instabilidade atuam no estado com registro de precipitação e mesmo alguns temporais isolados.

 

A imagem de satélite das 7h da manhã deste sábado mostrava uma área maior de instabilidade que se formou no Oeste e se desloca para Leste e que tende a avançar para a Grande Porto Alegre no decorrer das próximas horas. Outra área de instabilidade podia ser vista na imagem se formando no Oeste gaúcho, mais perto de São Borja.

A área de instabilidade que atua neste começo de manhã no Centro gaúcho e que se originou no Oeste foi responsável durante a madrugada por trazer chuva forte com queda de granizo no município de Alegrete.

Conforme medições de estações meteorológicas, a chuva somada nas últimas doze horas, até 7h deste sábado, ou seja, durante a noite da sexta e na madrugada de hoje, chegou a 29 mm em Rosário do Sul, 27 mm em Quaraí, 26 mm em Alegrete, 23 mm em Santa Maria, 8 mm em Caçapava do Sul e 7 mm em Cachoeira do Sul.

A chuva vem acompanhada de trovoadas em diversos locais onde chove no estado gaúcho. Os sensores de descargas elétricas registravam numerosas descargas sobre pontos do Rio Grande do Sul às 7h da manhã, um horário em que não se costuma ter muitos raios.

A tendência é que a instabilidade alcance outras áreas do Rio Grande do Sul ao longo do dia. O sol aparece em grande parte do estado neste sábado, mas algumas áreas ainda registram períodos de maior nebulosidade. Uma massa de ar quente e úmido segue sobre o estado e traz instabilidade com a influência de um centro de baixa pressão.

No decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, nuvens formadas pelo aquecimento trazem chuva localizada para a maioria das regiões do estado, mas a primeira metade do dia já tem instabilidade em parte do território gaúcho. O quadro é de atenção para a Grande Porto Alegre já na manhã deste sábado. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal de raios, vento e granizo.

No domingo, o sol predomina no Rio Grande do Sul, mas o tempo não vai estar firme. Em condição comum desta época do ano, o calor forma nuvens da tarde para a noite que vão trazer chuva bastante localizada típica de verão, especialmente em pontos mais ao Norte e ao Sul do estado. Muito localmente, a chuva pode ser forte e com algum risco de temporal passageiro. A manhã começa agradável, mas aquece rapidamente e a tarde será de calor.