A instabilidade retorna ao estado de São Paulo entre hoje e amanhã com um centro de baixa pressão atmosférica e com várias cidades assoladas há uma semana por temporais intensos de vento que deixaram milhões sem luz há o temor das autoridades e da população de um novo grande apagão.
O jornal Folha de São Paulo narra que, ante o temor de uma nova tempestade com outro apagão, paulistanos realizam podas por conta própria, enchem baldes d’água e compram suprimentos para encarar possíveis dias sem luz.
A prefeitura da cidade de São Paulo reservou geradores, estendeu o turno dos funcionários e usará o sistema de câmeras da capital para rastrear os carros da concessionária Enel. As medidas fazem parte do plano de contingência que inclui a mobilização de 300 funcionários da Defesa Civil e outros 2.000 da prefeitura.
Embora previsões de vento forte em todo o estado de São Paulo nesta sexta com risco de vendavais outra vez destrutivos, o cenário projetado pela MetSul Meteorologia não indica cenário como o da última sexta-feira. Em vários pontos do estado de São Paulo é possível que sequer chova na sexta.
O tempo já se instabiliza nesta sexta em pontos isolados do estado de São Paulo com chuva localizada e risco baixo a médio de temporais localizados. A condição atmosférica é distinta da última sexta-feira que era de grave risco de tempo severo com linhas de instabilidade.
A instabilidade maior ocorre neste sábado, quando se espera chuva generalizada no estado de São Paulo e localmente forte. Podem ocorrer temporais, mas localizados e mais no interior.
Na cidade de São Paulo, conforme os dados, não há indicativo de temporal como o da última semana em magnitude e severidade. Há expectativa de chuva durante o sábado, que por vezes deve ser até moderada a ocasionalmente forte, porém sem volumes excessivos. Chuva que pode vir com raios e algumas rajadas de vento, mas sem a intensidade observada na última semana.
Diante deste cenário, a MetSul Meteorologia considera como baixo o risco de que se repita um grande apagão como o da última sexta-feira, quando as rajadas de vento passaram dos 107 km/h no Sul da capital paulista.
A chuva com raios e ocasionais temporais isolados no interior podem provocar falta de luz em alguns locais, com problemas pontuais de desabastecimento, mas não vemos um cenário como o da última sexta de falta de luz em grande escala e de enorme impacto. No pico da falta de luz no final da última semana, cerca de 4 milhões de clientes chegaram a ficar sem energia, o que corresponde a mais de 10 milhões de pessoas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.