Anúncios

Temporal de granizo branqueou na tarde de ontem Curitiba e fez a cidade parece nevada | @enelvo/Twitter

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de novos temporais da tarde para a noite de hoje no Sul do Brasil e no estado de São Paulo. As áreas de maior risco são o Centro e o Leste do Paraná, o que inclui a cidade de Curitiba e sua área metropolitana, e ainda o Centro, Sul e o Leste do Estado de São Paulo, logo há risco na capital paulista e região.

Nuvens Cumulus devem mais uma vez se formar em grande quantidade sobre o Paraná e, com o aquecimento diurno, devem rapidamente ganhar desenvolvimento vertical com a formação de nuvens de tempestade do tipo Cumulonimbus (Cb), capazes de provocar chuva localmente forte, granizo e vento forte em pontos isolados.


Os mapas abaixo mostram a projeção de refletividade, logo da instabilidade, do meio da tarde de hoje até o período da noite, a partir do modelo WRF da MetSul disponível ao assinante. Observa-se como fortes áreas de instabilidade se formam sobre o Paraná e evoluem para o estado de São Paulo.

A instabilidade está associada à circulação de umidade e ar mais frio que vem do Oceano Atlântico que se desloca do mar para o continente. O ar mais frio forma nuvens de maior desenvolvimento vertical durante o dia à medida que o sol aquece a superfície e a temperatura se eleva, gerando maior gradiente de temperatura entre a superfície e as partes mais altas da atmosfera, induzindo movimento verticais ascendentes (convecção) que forma nuvens de maior desenvolvimento vertical do tipo cumuliforme, capazes de provocar pancadas fortes isoladas e passageiras, e, com a atmosfera resfriada, queda de granizo. O risco de granizo é maior principalmente à tarde, quando a convecção atinge o seu ponto máximo pelo aquecimento diurno.


Episódios de ontem de granizo em enorme quantidade, como se viu em Curitiba, não podem ser previstos antecipadamente para uma determinada localidade porque o granizo é fenômeno de microescala e desta forma isolado. Não se pode afastar, entretanto, que em um ponto ou outro, ante as condições semelhantes as de ontem, que possa haver queda de granizo com acumulação.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios