A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de novos temporais da tarde para a noite de hoje no Sul do Brasil e no estado de São Paulo. As áreas de maior risco são o Centro e o Leste do Paraná, o que inclui a cidade de Curitiba e sua área metropolitana, e ainda o Centro, Sul e o Leste do Estado de São Paulo, logo há risco na capital paulista e região.
Nuvens Cumulus devem mais uma vez se formar em grande quantidade sobre o Paraná e, com o aquecimento diurno, devem rapidamente ganhar desenvolvimento vertical com a formação de nuvens de tempestade do tipo Cumulonimbus (Cb), capazes de provocar chuva localmente forte, granizo e vento forte em pontos isolados.
Os mapas abaixo mostram a projeção de refletividade, logo da instabilidade, do meio da tarde de hoje até o período da noite, a partir do modelo WRF da MetSul disponível ao assinante. Observa-se como fortes áreas de instabilidade se formam sobre o Paraná e evoluem para o estado de São Paulo.
A instabilidade está associada à circulação de umidade e ar mais frio que vem do Oceano Atlântico que se desloca do mar para o continente. O ar mais frio forma nuvens de maior desenvolvimento vertical durante o dia à medida que o sol aquece a superfície e a temperatura se eleva, gerando maior gradiente de temperatura entre a superfície e as partes mais altas da atmosfera, induzindo movimento verticais ascendentes (convecção) que forma nuvens de maior desenvolvimento vertical do tipo cumuliforme, capazes de provocar pancadas fortes isoladas e passageiras, e, com a atmosfera resfriada, queda de granizo. O risco de granizo é maior principalmente à tarde, quando a convecção atinge o seu ponto máximo pelo aquecimento diurno.
Episódios de ontem de granizo em enorme quantidade, como se viu em Curitiba, não podem ser previstos antecipadamente para uma determinada localidade porque o granizo é fenômeno de microescala e desta forma isolado. Não se pode afastar, entretanto, que em um ponto ou outro, ante as condições semelhantes as de ontem, que possa haver queda de granizo com acumulação.