Chuva vai marcar esta quarta-feira em várias regiões do Rio Grande do Sul e a MetSul alerta para o risco de precipitações localmente fortes a intensas com possibilidade de elevados volumes em curtos períodos que podem trazer alagamentos.

Porto Alegre deve ter chuva principalmente na segunda metade do dia e que não se descarta possa ser localmente forte | JOEL VARGAS/PMPA
Já choveu forte durante a terça-feira em algumas cidades gaúchas com a aproximação de uma frente fria e a formação de áreas de instabilidade pelo calor extremo que passou de 40ºC na Grande Porto Alegre e em diversas cidades do interior gaúcho.
Pelotas foi uma das cidades que teve chuva forte a intensa durante a terça com vários pontos de alagamentos na área urbana da cidade, que em alguns pontos pareciam até rios com a correnteza nas ruas.
Embora a temperatura não suba tanto quanto ontem na esmagadora maioria dos locais do Rio Grande do Sul, não mais caracterizando uma onda de calor em parte do estado, ar quente e úmido permanece sobre o território gaúcho.
Por isso, com calor ainda parte do estado e abundante umidade, a atmosfera vai estar bastante instável e chove hoje na maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul ao longo do dia.
A atmosfera ainda aquecida e com altos índices de umidade nesta quarta cria condições favoráveis ao registro de episódios localizados de chuva forte a intensa que podem trazer altos ou muito altos volumes de chuva em curto períodos, condição que pode trazer pontos de alagamentos e inundações repentinas em áreas urbanas e rurais.
De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, a instabilidade nesta quarta-feira vai ser maior em cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, onde é mais alto o risco de que se produzam estes episódios localizados de chuva forte a intensa no decorrer do dia.
Na manhã de hoje, a chuva se concentra mais em cidades da Campanha, do Sul gaúcho e de pontos no entorno da Lagoa dos Patos. Da tarde para a noite, a instabilidade tende a aumentar com chuva mais ampla, abrangendo principalmente parte do Oeste, a Campanha, o Sul, Centro e o Leste do estado.
Os mapas a seguir do modelo meteorológico britânico UKMET (clique aqui para assinar e ter acesso) ilustram este cenário em que a chuva na primeira metade do dia atua mais ao Sul e da tarde para a noite alcança mais áreas.

METSUL

METSUL
Em Porto Alegre e região metropolitana, o dia é de muitas nuvens, apesar de que podem ocorrer aberturas. Já não se descarta instabilidade de manhã, mas chove mais da tarde para a noite e não se afasta o risco de chuva localmente forte a intensa. O mesmo se antecipa para a Serra, os Vales e o Litoral Norte.
Onde menos chove hoje no Rio Grande do Sul é no setor Noroeste do estado. Diversas cidades das Missões, Noroeste, Médio e Alto Uruguai podem passar o dia sem ou com pouca chuva. Isso fará com que o Noroeste gaúcho ainda tenha calor mais intenso nesta quarta.
O risco de temporais isolados de vento e granizo é menor do que ontem, em geral, no estado. Ocorre que a manutenção do ar quente e com forte calor em parte do estado ainda não se permite descartar ocorrências isoladas de tempo severo da tarde para a noite, especialmente onde a temperatura mais se elevar, como são os casos das Metades Oeste e Norte do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.