A Argentina teve ontem temperatura de 44ºC e uma nevasca em pleno mês de fevereiro. Sim, parece difícil de acreditar, mas aconteceu. E a geografia do país, com áreas ao Sul perto da Antártida, e ao Norte na região tropical, explicam os extremos de calor e frio em pleno verão.

Neve surpreendeu e caiu em grande quantidade nas montanhas em Ushuaia | REPRODUÇÃO
Dados de estações do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina indicaram ontem máximas de 43,7ºC em Reconquista; 42,8ºC em Santiago del Estero; 42,5ºC em Rivadavia; e 42,0ºC em Presidencia Roque Saenz Peña e Resistencia.
As estações do SMN apontaram ainda 41,7ºC em Paso de los Libres; 41,6ºC em Termas de Rio Hondo e Catamarca; 41,5ºC em La Rioja; 41,4ºC em Las Lomitas e Monte Caseros; 41,0ºC em Mercedes; 40,8ºC em Formosa; 40,7ºC em C eres; e 40,6ºC em Corrientes.
Na mesma hora que o calor castigava os argentinos do Oeste, Noroeste, Norte, Centro e o Nordeste do país, o extremo Sul da Argentina enfrenta uma nevasca com forte queda de neve acompanhada de vento.
Ushuaia amanheceu coberta de neve ontem em pleno verão, surpreendendo moradores e turistas. O fenômeno, incomum para fevereiro, deu à cidade da província da Terrea do Fogo uma paisagem típica de inverno.
A neve começou a cair durante a madrugada e permaneceu até o meio-dia. Ruas, montanhas e telhados ficaram brancos, criando um cenário digno de cartão-postal, como visto nos meses de inverno.
O clima de Ushuaia é notoriamente imprevisível. No verão, as temperaturas variam entre 5ºC e 14ºC, em regra, mas frentes frias podem provocar quedas bruscas e até neve ocasional.
Embora não tenha durado muito tempo no solo, exceção das montanhas, a neve chamou a atenção de turistas que visitam a cidade durante a alta temporada, entre dezembro e fevereiro.
Os visitantes que chegaram em cruzeiros aproveitaram para tirar fotos e vivenciar uma experiência inesperada. Muitos se surpreenderam ao ver neve em uma época normalmente mais amena.
A nevasca também impactou o tráfego. Na rota 3, em Tierra Mayor, a neve se acumulou na pista, exigindo cautela dos motoristas e o uso de correntes nos pneus. As autoridades alertaram sobre os riscos de visibilidade reduzida e baixa aderência do pavimento. Motoristas foram orientados a dirigir com atenção para evitar acidentes.
¡Increíble y hermosa nevada de febrero hoy en Ushuaia! ❄️☃️
Ruta 3 Vía brasileiroemushuaia pic.twitter.com/qpjha46MTe— Lili Sur (@lfsur) February 11, 2025
A queda de neve na Terra do Fogo foi efeito de um poderoso ciclone extratropical que se formou junto ao extremo Sul do continente com pressão central de apenas 950 hPa. A interação da instabilidade do ciclone com o ar frio causou a neve em Ushuaia e região.

INPE
A neve inesperada tornou os percursos de turistas de aventura na região ainda mais especiais. Além da surpresa, os moradores da região demonstraram preocupação com os incêndios florestais que atingem áreas mais ao Norte da Patagônia.
O problema tem afetado comunidades e causado grandes danos ambientais. Os incêndios já ocorreram em verões anteriores, trazendo impactos devastadores. A população tem acompanhado a situação de perto, torcendo por chuvas que possam ajudar a conter o fogo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.