Anúncios

O modelo de curto prazo WRF rodado pela Metsul e disponível para você assinante na parte de mapas, indica que a instabilidade que agora atua no centro/Norte da Argentina próximo a fronteira Oeste tende a crescer nas próximas horas e se expandir  por todo Oeste, Noroeste e parte do Centro do Rio Grande do Sul. Há risco de eventos de chuva forte e temporais isolados com rajadas de vento, raios e queda de granizo isolada podem ocorrer. A imagem de satélite mostra nuvens carregadas (em amarelo e laranja) atuando entre o Uruguai e a Argentina próximo do Estado.


A imagem de radar (que mostra chuva) registra núcleos de chuva forte no centro/Norte da Argentina avançando em direção ao Oeste do Estado.

 

Já as saídas do modelo WRF para as próximas horas no campo de Refletividade Máxima indicam que essa área de instabilidade aumenta nas próximas horas e se desloca pelo Oeste e Noroeste do RS conforme pode ser visto na sequencia de mapas abaixo;

 

PREVISÃO PARA AS 20H:

PREVISÃO PARA AS 04H00:

PREVISÃO PARA AMANHÃ AS 10H00:

O modelo Europeu ECMWF tem um prognóstico um pouco diferente, concordando no avanço da instabilidade hoje pelo Oeste e Noroeste com risco de temporais isolados. Veja mapa de precipitação para hoje:

Para a sexta-feira  o modelo europeu indica aberturas de sol pela manhã com retorno da instabilidade e da pancadas de chuva entre a tarde e a noite afetando Metade Norte do Rio Grande do Sul e com risco  também para a Grande Porto Alegre:


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Os modelos WRF e ECMWF convergem no indicativo de tempo seco na ZOna Sul  e em boa parte da Campanha Gaúcha mantendo o deficit hídrico da região.

Anúncios