Anúncios

Nuvem de chuva nesta segunda 24/03 em Uruguaiana. Douglas Cunha

A tarde da segunda-feira foi marcada pela formação de nuvens que associadas ao calor produziram chuva. O sol apareceu entre nuvens desde em esquentou rápido com marcas mais alta, especialmente no Oeste gaúcho. Já no começo da tarde as nuvens aumentaram em grande parte das regiões, mas chuva foi privilégio de poucos hoje.

A maior marca de temperatura no Estado segundo a rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia foi registrada em São Borja com 37,1°C. Em São Luiz Gonzaga fez 36,2°C, Alegrete e São Vicente do Sul tiveram 34,5°C, em Cruz Alta fez 34,4°C. Na região metropolitana em Campo Bom o INMET anotou 33,8°C e na capital, no jardim Botânico, 31,1°C.

Estações particulares registraram ainda 38,4°C em Porto Xavier, 37,4°C em Tupanciretã, 36,8°C em Ijuí, 36,6°C em Quaraí e 36,4°C em Santo Ângelo. Em Caxias do Sul a máxima chegou a 30,4°C. Em Soledade chegou a 33,4°C.

A chuva até o começo da noite foi bem isolada e atingiu, sobretudo, municípios do Centro e Norte do território gaúhco. Entre o alto da serra do Botucaraí e a região da serra Nordeste houve registro episódios de chuva forte, rajadas de vento, com muitos raios e até queda de granizo.

https://x.com/metsul/status/1904261707301884030

Em Caxias do Sul e em Anta Gorda o granizo foi registrado. Os volumes de precipitação como se esperava foram muito irregulares e mal distribuídos.

https://x.com/metsul/status/1904263136053498161

Na maioria dos municípios não houve registro de chuva. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e alerta de Desastres e o INMET os acumulados somaram 51 mm em Soledade, 30 mm em Serafina Correia. Em Palmeira das Missões 12 mm. Estações particulares registraram ao redor de 20 mm em Panambi, Coxilha, Campos Borges e Marau.

A imagem do satélite GOES 16 (abaixo) registra três aglomerados de nuvens nas áreas coloridas. O satélite registra a presença de nuvens de grande desenvolvimento vertical em parte do Norte onde já choveu hoje e poderá chover mais. Além disso, destacamos parte da fronteira Oeste na região de Uruguaiana, Itaqui e São Borja e na fronteira com o Uruguai nos arredores de Santana do Livramento e Quaraí.

NAS PRÓXIMAS HORAS a instabilidade persiste e há mais áreas de instabilidade a caminho do Estado com potencial para gerar chuva e temporais isolados. Atenção para os municípios de fronteira com o Uruguai e com a Argentina. O risco de pancadas de chuva deverá prosseguir entre a noite de hoje e a madrugada de terça-feira. A chuva será irregular e mal distribuída, contudo, pontualmente os acumulados poderão ser altos com transtornos pontuais. Rajadas de vento, raios e granizo poderá acompanhar a instabilidade em alguns pontos.