Anúncios

O Rio Grande do Sul teve neste sábado o primeiro registro de temperatura negativa do ano por estação meteorológica no Estado com 0,4ºC abaixo de zero em São Jose dos Ausentes, informou a MetSul Meteorologia. Ontem, a cidade já havia registrado 0,7ºC, mas positivo. Novamente houve enormes diferenças de temperatura entre microclimas de uma mesma cidade. A mínima em Ausentes de 0,4ºC negativo foi registrada por estação em parte mais baixa da cidade. Por sua vez na estação do Instituto Nacional de Meteorologia que fica em morro da cidade os termômetros não marcaram menos que 8,2ºC.

Céu claro, ar muito seco nas camadas inferiores e médias da atmosfera, vento calmo e ingresso de ar mais quente entre 1000 e 2000 m de altitude contribuem para gerar condições térmicas muito distintas em municípios de áreas de relevo. Com céu claro e vento calmo, há forte resfriamento noturno e o ar frio mais denso escoa para baixadas e fundos de vales ao passo que os pontos mais altos sofrem influência de ar mais quente. Essas variações seguirão acentuadas ainda por mais uma semana.




Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Urupema, em Santa Catarina, anotou hoje 1,6ºC abaixo de zero. Significa que dos sete dias desta semana, seis tiveram mínima negativa no município do Planalto Sul (fotos acima desta semana na cidade divulgadas pela Prefeitura). Os termômetros marcaram -2,4ºC no domingo, -2,3ºC na segunda, +1,9ºC na terça, -1,2ºC na quarta, -0,3ºC na quinta e -0,8ºC ontem. O sábado começou frio também em várias cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, as mínimas foram de 3,1ºC no Parque do Caracol de Canela, 3,8ºC em Farroupilha, 4,8ºC em Santa Rosa, 5,6ºC em André da Rocha, 5,7ºC em Vacaria, 6,5ºC em Livramento e 6,7ºC em São Marcos. Aqui na Grande Porto Alegre, a Base Aérea de Canoas anotou 9ºC.

Anúncios