Anúncios

Calor se fazia sentir desde o amanhecer deste sábado em diversas cidades gaúchas após uma madrugada quente no estado | MARIO ANDRADE

O Rio Grande do Sul completou neste sábado o quinto dia consecutivo e, talvez o último na sequência, em que a temperatura no estado superou a marca dos 40ºC. Novamente, tal como ontem, a rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia não anotou 40ºC, o que acabou sendo anotado por estações automáticas particulares.

A sequência de dias acima de 40ºC teve início na terça com máximas de 40,7ºC em Uruguaiana e 40,3ºC em Quaraí, mas já antes as máximas rondavam os 40ºC no estado. Na quarta, o Rio Grande do Sul registrou máximas de 40,5ºC em Quaraí. Na quinta, entre estações oficiais, a mais alta temperatura foi de 39,0ºC em Teutônia, mas estação particular acusou 40,7ºC em Porto Xavier. Ontem, a máxima no estado na rede oficial foi de 39,9ºC em Uruguaiana enquanto entre as automáticas particulares a máxima foi de 41,4ºC em Porto Xavier.

Neste sábado, de acordo com a rede oficial, as máximas no Rio Grande do Sul foram de 39,7ºC em Rio Pardo, 38,4ºC em Campo Bom, 37,9ºC em Porto Alegre, 37,8ºC em Teutônia, 37,0ºC em São Borja, 36,9ºC em Santa Maria e São Luiz Gonzaga, 36,7ºC em São Vicente do Sul e Santa Rosa, e 36,1ºC em Alegrete.

Já estações automáticas particulares acusaram 40,9ºC em Porto Xavier, 40,1ºC em Rio Pardo (Coparroz), 39,3ºC em Santa Rosa, 39,0ºC em Parobé, 38,9ºC em Sarandi, 38,7ºC em Teutônia, 38,3ºC em Lajeado, Venâncio Aires, Minas do Leão e Cachoeira do Sul, 38,2ºC em Feliz e 38,1ºC em Colinas.

Em Porto Alegre, a máxima oficial de 37,9ºC igualou a da quinta-feira como a mais alta deste verão até agora e a mais elevada desde o verão de 2022. Com a chuva que caiu sobre a cidade no fim da tarde e o piso extremamente aquecido, vapor podia ser visto saindo do chão junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção).

Na maior parte do Rio Grande do Sul, este sábado foi o último dia de calor extremo nesta longa sequência de dias escaldantes que marcou grande parte da semana que acaba hoje, mas isso não significa que o calor se despede do estado.

Neste domingo, o calor cede na maioria das áreas do estado, embora o tempo fique bastante abafado no decorrer do dia. Aumento de nuvens e chuva devem impedir maior aquecimento. No Oeste e no Noroeste, entretanto, o domingo ainda pode ter máximas muito altas.