Anúncios

A fumaça das queimadas tomou conta da Metade Norte e do Oeste do Rio Grande do Sul nesta quinta (1) com intensidade como ainda não havia sido vista neste ano. Em muitos locais, a fumaça foi bastante densa na atmosfera. O aeroporto de Santo Ângelo chegou a reportar apenas 6 mil metros de visibilidade, quando o normal com o tempo aberto que prevalecia deveria ser superior a 20 quilômetros. 

Grande quantidade de material particulado foi trazido para o Estado por uma intensa corrente de jato originada na Bolívia e que foi responsável também pelo intenso aquecimento com mais de 40ºC no Noroeste gaúcho hoje.


Um corredor de fumaça avança da região da Amazônia até o Sul do Brasil e no caminho é reforçado por muita fumaça do enorme número de queimadas que está se registrando no Centro-Oeste, na Bolívia, no Norte da Argentina e no Paraguai. 

A imagem do sensor óptico de aerossóis por satélite confirmou que a densidade da fumaça sobre o Rio Grande do Sul era muito grande hoje, representada pelas cores vermelha e marrom. 

A fumaça foi perceptível pelo aspecto fosco do céu que parece nublado ou encoberto e ainda pelos tons muito avermelhados do sol tanto ao amanhecer como no fim de tarde. Veja as fotos feitas por seguidoes da MetSul nas redes sociais.

Porto Alegre – Fernando Oliveira

Porto Alegre – Fernando Oliveira

Porto Alegre – Fernando Oliveira

Porto Alegre – Fernando Oliveira

Eldorado do Sul – Deise Bortowski

Porto Alegre – Tomas Adamski

Sapucaia do Sul – @Carolin18054323

Ijui – Cris Klamt

Porto Alegre – Júlio Sal

Coronel Bicaco – Mateus Benites

Rafael Sthanke

Chapada – @Medim90

Venâncio Aires – Douglas Becker

Somente nos primeiros nove meses deste ano, as queimadas no Pantanal já superaram em 82% toda a queima observada no ano passado inteiro e com um novo recorde anual histórico. Apenas no dia de ontem, o bioma teve mais de 600 focos de calor. O número de queimadas explodiu nesta semana no Norte da Argentina, no Paraguai e no Centro-Oeste com a onda de calor excepcional e recorde que traz máximas acima de 44ºC e umidade relativa do ar abaixo de 10% em alguns pontos.

Anúncios